Queimadas no Pantanal levam governo federal a reconhecer emergência em cinco cidades de MS

Queimadas no Cerrado e no Pantanal
  • Autor do post:
  • Post publicado:30 de novembro de 2023

Cinco municípios de Mato Grosso do Sul que sofrem com as queimadas no Pantanal receberam o reconhecimento de situação de emergência pelo governo federal. A medida, publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, foi assinada pelo secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Aparecido Wolff Barreiros.

A portaria do governo federal segue o decreto do Governo do Estado, que declarou emergência em Corumbá, Ladário, Miranda, Aquidauana e Porto Murtinho no dia 14 de novembro. O motivo foi o aumento dos focos de incêndio e as altas temperaturas na região do Pantanal, que chegaram a superar os 38ºC.

Com o reconhecimento de emergência, os municípios podem solicitar recursos e equipamentos para o combate às chamas, se necessário. Segundo o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais, o Pantanal em MT e MS teve 1.292.575 hectares queimados este ano, sendo a maioria em novembro, quando ocorreu uma “bolha de calor”. Em MS, foram 584,9 mil hectares atingidos pelo fogo.

queimadas no pantanal

As chuvas nas últimas semanas ajudaram a reduzir os incêndios, conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Em MS, foram registrados 18 focos de ontem para hoje, sendo 16 em Aquidauana e 2 em Corumbá.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular