A Operação Ágata Fronteira Oeste II, que visa prevenir e reprimir os crimes transfronteiriços e ambientais na faixa de fronteira, já apreendeu mais de 80 kg de drogas e armas em duas semanas de atuação no Pantanal Sul-mato-grossense.
A operação é realizada pela 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal, em conjunto com órgãos de segurança pública, estadual e federal, e fiscalização.
Segundo o balanço divulgado pela 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal, as tropas apreenderam aproximadamente 32 kg de cocaína, 46 kg de pasta base de cocaína e 5 kg de maconha, além de 2 revólveres e 23 munições, causando um prejuízo estimado ao crime organizado em mais de 11,4 milhões de reais.
✅ Acompanhe as notícias do Folha MS também no Instagram 📷
As apreensões ocorreram em diferentes pontos da fronteira, durante patrulhamentos terrestres e fluviais.
A 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal é responsável pela segurança de 822 quilômetros de fronteira com a Bolívia e Paraguai. Estão sendo empregados na Operação Ágata Fronteira Oeste II mais de 600 militares, 81 viaturas e 33 embarcações.
Desde o dia 6 de novembro de 2023, as tropas percorreram mais de 14,5 mil km de patrulhamento.
Operação Ágata Fronteira Oeste II
A Operação Ágata Fronteira Oeste II foi intensificada após o Decreto Presidencial nº 11.765, de 1 de novembro de 2023, que autorizou o emprego das Forças Armadas na faixa de fronteira, conforme previsto na Constituição Federal e demais dispositivos legais.
A operação não se enquadra como Garantia da Lei e da Ordem (GLO), sendo uma modalidade de emprego das Forças Armadas em situações excepcionais, por tempo limitado e sob controle do Presidente da República.