Corumbá (MS) — A empresa Unipav Engenharia Ltda, foi contratada pela prefeitura de Corumbá, para realizar a coleta de lixo hospitalar na cidade. O contrato foi publicado no Diário Oficial do dia 8 de novembro, com validade de apenas 5 meses.
Segundo o extrato de contrato, a Unipav ficará responsável pela “coleta e transporte, armazenamento temporário, carregamento, tratamento de disposição final de resíduos dos serviços de Saúde”.
O contrato publicado, não faz menção a quantidade e estimativa do lixo gerado nem a periodicidade da coleta.
Sem coleta
Recentemente uma denúncia enviada para reportagem do Folha MS, mostrava a falta de coleta de lixo hospitalar em unidades de saúde localizadas na área rural da cidade.
Moradores, revoltados com a situação, registraram sacos de lixo hospitalar acumulados e expostos no lado de fora da Unidade de Básica de Saúde em Albuquerque. Segundo os moradores, o lixo fica exposto no local por semanas, sem qualquer tipo de acondicionamento, e expostos a bichos e de fácil acesso a crianças.
Taxa do Lixo
A empresa já possui contrato para coleta de lixo na cidade, que nas últimas semanas, se viu em meio a polêmica cobrança da “taxa do lixo”.
O município quer cobrar a taxa, embora não tenha nenhuma forma de destinação correta dos seus resíduos sólidos, além de ter feito a cobrança sobre uma “estimativa de custo” e não do efetivo valor que por acaso o serviço, embora não prestado de fato custe.
A prefeitura estima arrecadar com a nova taxação, nada mais nada menos do que R$ 16 milhões de reais anualmente.