IFMS oferece 320 vagas em cursos técnicos gratuitos e presenciais

Você está visualizando atualmente IFMS oferece 320 vagas em cursos técnicos gratuitos e presenciais
  • Autor do post:
  • Post publicado:3 de novembro de 2023

Você quer se qualificar profissionalmente e estudar em uma instituição pública e gratuita? Então, aproveite a oportunidade que o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está oferecendo. O IFMS abriu dois processos seletivos para preencher 320 vagas em cursos técnicos gratuitos e presenciais. As vagas são para jovens e adultos que querem se preparar para o mercado de trabalho.

Os cursos técnicos são nas áreas de Administração, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Informática e Manutenção e Suporte em Informática. Eles são oferecidos em seis municípios do estado: Aquidauana, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã.

Para participar dos processos seletivos, você precisa ter o ensino fundamental ou o ensino médio completo, dependendo do tipo de curso. Há duas modalidades de cursos técnicos:

  • Integrados ao ensino médio: são para quem tem o ensino fundamental completo e 18 anos. Você faz o ensino médio e o curso técnico ao mesmo tempo, em quatro anos. São 160 vagas nessa modalidade, na Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

  • Subsequentes: são para quem já terminou o ensino médio. Você faz apenas o curso técnico, em dois anos. São 160 vagas nessa modalidade.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, na Central de Seleção do IFMS. Lá, você também encontra os editais com todas as regras dos processos seletivos. Não perca tempo e faça já a sua inscrição.


Cursos Técnicos Integrados ao ensino médio (Proeja) – Edital nº 87/2023

CampusCurso TécnicoTurnoVagas
AquidauanaAdministraçãoNoturno40
CorumbáManutenção e Suporte em InformáticaNoturno40
DouradosAdministraçãoNoturno40
NaviraíManutenção e Suporte em InformáticaNoturno40

Cursos Técnicos subsequentes – Edital nº 86/2023

CampusCurso TécnicoTurnoVagas
DouradosMarketingNoturno40
NaviraíAgriculturaNoturno40
Nova AndradinaZootecniaMatutino40
Ponta PorãAgriculturaNoturno40

Como se inscrever? – As inscrições são gratuitas e, para o primeiro semestre, devem ser feitas entre 1º de novembro e 4 de dezembro, na Página do Candidato da Central de Seleção ou presencialmente. 

Quem não tiver acesso à internet pode comparecer à Central de Relacionamento (Cerel) do campus e solicitar auxílio para fazer a inscrição. Confira os endereços e horários de atendimento das unidades do IFMS.

No ato da inscrição, é preciso informar dados pessoais, curso e turno escolhido e, ainda, se irá concorrer pelas vagas ofertadas em ampla concorrência ou por ações afirmativas (cotas). Ao final da inscrição, o candidato receberá um e-mail de confirmação no endereço eletrônico cadastrado.

No dia 22 de novembro serão realizadas reuniões de apresentação em cada campus do IFMS onde há oferta de vagas, para os interessados conhecerem os cursos e obtenham auxílio na realização da inscrição.

Cotas

Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

Os cotistas aprovados nos processos seletivos deverão comprovar essa condição no ato da matrícula. Os que não fizerem a comprovação serão reclassificados em lista de espera.

Seleção

Será feita por sorteio eletrônico, previsto para 14 de dezembro. No dia anterior, será divulgada a lista das inscrições homologadas e os números dos candidatos para o sorteio. 

O resultado e a convocação da primeira chamada, em ambos editais, é para 10 de janeiro de 2024.

As aulas do primeiro semestre começam no dia 7 de fevereiro.

Mais informações podem ser obtidas no e-mail processoseletivo@ifms.edu.br.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular