Operação Fake ID: PF combate estelionato e falsificação de documentos em MS

Você está visualizando atualmente Operação Fake ID: PF combate estelionato e falsificação de documentos em MS
  • Autor do post:
  • Post publicado:24 de outubro de 2023

A Polícia Federal realizou na manhã desta terça-feira, 24 de outubro, a Operação Fake ID, visando combater uma associação criminosa que praticava estelionato e falsificação de documentos públicos nas cidades de Dourados e Nova Andradina, mas que atuava em todo o Brasil.

A operação começou após a descoberta de que os criminosos usavam perfis falsos em redes sociais, com fotos de Policiais Federais, para oferecer produtos supostamente apreendidos pela Receita Federal do Brasil, principalmente eletrônicos de alto valor.

Os criminosos se aproveitavam dos símbolos da Polícia Federal e(ou) do nome da Receita Federal para enganar os possíveis compradores.

Durante as investigações, a Polícia Federal identificou a participação de uma pessoa, que está presa atualmente.

Os criminosos se dividiam em duas funções: uns se encarregavam de falsificar documentos funcionais da Polícia Federal e divulgar os produtos em redes sociais, enquanto outros recebiam os valores das vendas das mercadorias por meio de PIX.

Os crimes investigados são estelionatos, falsificação de documento público, uso de documento falso e associação criminosa, além de outros que possam ser descobertos no decorrer das investigações. As penas somadas desses crimes podem chegar a 20 anos de prisão.

O nome da operação Fake ID PF faz alusão ao uso pelos criminosos de identidades funcionais da Polícia Federal falsas. Os criminosos ainda alegavam que os valores arrecadados com a venda dos eletrônicos eram destinados para instituição de caridade.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular