Ladário participa do Global Big Day e cataloga 107 espécies de aves na APA Baía Negra

Você está visualizando atualmente Ladário participa do Global Big Day e cataloga 107 espécies de aves na APA Baía Negra
  • Autor do post:
  • Post publicado:16 de outubro de 2023

Ladário (MS) — No último sábado, 14 de outubro, um grupo de observadores de aves, formado por biólogos, moradores, militares, funcionários públicos e visitantes, estiveram na região da Área de Proteção Ambiental (APA Baía Negra), em Ladário, para fotografar aves da região por conta do Global Big Day.

O grupo foi conduzido por Virginia Paz, Presidente da Associação de Mulheres Produtoras da Área de Proteção Ambiental Baía Negra e o Biólogo Daniel Irineu de Souza Dainezi.

Foram registrados 107 espécies de aves. Os registros das aves são mediante fotos, sendo que cada grupo alimenta uma plataforma conhecida como “eBird” por meio de suas listas de espécies observadas submetidas a essa plataforma. Duas vezes por ano, observadores de aves de todos os cantos do mundo se esforçam para registrar o maior número de espécies possível em 24 horas.

O grande e aguardado dia é conhecido como Global Big Day e acontece sempre nos meses de maio e outubro.

“Esse evento de nível internacional traz o protagonismo para a comunidade da APA Baía Negra, com a exuberante e rica natureza do Pantanal sul-mato-grossense como cenário. Tanto assim que a Virgínia, Presidente da Associação de Mulheres da APA foi quem liderou a expedição, demostrando a competência e emponderando os moradores na gestão sustentável da economia local, com base nos atributos naturais da região”, esclareceu Alexandre Orichuela, Diretor Presidente da Fundação Municipal de Turismo de Ladário.

WhatsApp%20Image%202023 10 16%20at%2008 59 34 Global Big Day

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular