O Estado de Mato Grosso do Sul está sob alerta de tempestade neste sábado (7). Segundo a meteorologia, há possibilidade de chuva forte, com até 50 milímetros, ventos intensos, com velocidade de 40 a 60 km por hora, e queda de granizo em Campo Grande e nos 78 municípios do interior.
O aviso vale por 24 horas, a partir das 10h deste sábado. A tempestade pode causar estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e corte de energia elétrica. A recomendação é evitar áreas descampadas e procurar refúgio.
A mudança no tempo ocorre depois de uma semana de calor intenso e sol forte em todo o Estado. As temperaturas chegaram a ultrapassar os 40ºC em algumas regiões.
Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as instabilidades são provocadas pelo intenso fluxo de calor e umidade, deslocamento de cavados e a passagem de uma frente fria aliado a áreas de baixa pressão atmosférica.
A frente fria deve provocar uma queda nas temperaturas na maioria do Estado. Na Capital, o domingo deve ter mínima de 19ºC e máxima de 30ºC. Em Ponta Porã, a mínima pode chegar aos 13ºC e a máxima aos 21ºC. Em Dourados, os termômetros devem variar entre 16ºC e 27ºC.
Até mesmo em Corumbá, o calor deve dar uma trégua, com máxima de 32ºC neste domingo. Em Porto Murtinho, sudoeste do Estado, a mínima deve ser de 17ºC e a máxima de 22ºC. Coxim e Três Lagoas têm máximas de 34ºC.