O calor intenso que atinge Mato Grosso do Sul nesta semana chegou ao ápice nesta quinta-feira (5), quando a cidade de Água Clara registrou 40,1ºC, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Outros municípios da região Leste também tiveram altas temperaturas, como Três Lagoas (38,2ºC) e Ribas do Rio Pardo (38,6ºC). Em Campo Grande, os termômetros marcaram 35,2ºC às 14h.
Essa situação deve se repetir nesta sexta-feira (6), com máximas acima dos 40ºC em algumas localidades. Porém, uma mudança no tempo está prevista para o fim de semana, com a chegada de uma frente fria de fraca intensidade. Ela provocará chuva, queda de granizo e ventos de até 70 km/h em várias partes do Estado.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a frente fria trará também um alívio para a baixa umidade relativa do ar, que está entre 20% e 40%. Esse índice é considerado prejudicial à saúde humana pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que recomenda um mínimo de 60%.
O meteorologista Natálio Abrahão Filho alerta que o tempo fecha entre sábado (7) à noite e domingo (8), com possibilidade de rajadas de ventos, queda de granizo e trovoadas. As cidades que devem ficar em alerta são: Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Amambai, Iguatemi, Paranhos, Angélica, Ivinhema e Três Lagoas.
No domingo (8), as temperaturas máximas devem cair bastante em relação aos dias anteriores. Em Campo Grande, a previsão é de 28ºC; em Iguatemi, 22ºC; em Bela Vista, 23ºC; em Ivinhema, Ponta Porã e Dourados, 24ºC; em Bataguassu, 27ºC; e em Aquidauana, 31ºC.