Meteorologista prevê semanas com sensação térmica de até 50°C e temporais em MS

sensação térmica de até 50°C
  • Autor do post:
  • Post publicado:26 de setembro de 2023

O estado de Mato Grosso do Sul enfrentará um clima de “sobe e desce” nas próximas semanas, alternando entre frente fria e “calorão” com sensação térmica de até 50°C.

Conforme o site Campo Grande News, o alerta foi feito pelo meteorologista Natálio Abrahão, que usou a tribuna da Câmara Municipal de Campo Grande nesta terça-feira (26) para informar as autoridades sobre os riscos de fortes tempestades que podem causar prejuízos pessoais e materiais.

Segundo Natálio, o calor que está sendo sentido no estado é resultado do acúmulo de energia no solo, que funciona como uma panela de pressão.

“O calor que você está sentindo hoje fica no chão, e amanhã vem outro calor somado ao anterior. Então, o que está acontecendo? O chão está ganhando energia”, explicou.

Ele disse que na quarta-feira (27) as temperaturas devem cair com a chegada de uma frente fria fraca ao país, acompanhada de rajadas de vento. No entanto, o calorão deve voltar em seguida, com sensações térmicas elevadas até a próxima frente fria, prevista para o dia 7 de outubro. Essa frente fria deve vir com vendaval de até 80 km, podendo trazer tempestade e granizo.

“Tudo isso está previsto de outubro até meados de novembro”, afirmou.

As maiores temperaturas devem ser registradas entre 12 e 21 de outubro, com destaque para Água Clara, que pode ter sensação térmica de 50°C, seguida por Corumbá e Coxim com 49°C, Três Lagoas, Paranaíba e Cassilândia com 48°C, Maracaju com 46°C, Amambai e Dourados com 45°C, e Aquidauana com 44°C.

Natálio lembrou que no dia 12 deste mês, uma tempestade acompanhada de ventos de 97 km devastou o município de Corumbá. Conforme a Defesa Civil, o vendaval afetou cerca de 90 imóveis, derrubou 40 árvores, deixou 10 desabrigados, cinco desalojados, um morto e dez feridos. O prejuízo foi estimado em 3,7 milhões aos cofres públicos.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular