Evo Morales anuncia candidatura à Presidência da Bolívia em 2025

Evo Morales candidato à Presidência da Bolívia
O ex-presidente boliviano Evo Morales fala a jornalistas durante entrevista coletiva na Cidade do México, na quarta-feira (20) — Foto: Reuters/Carlos Jasso
  • Autor do post:
  • Post publicado:25 de setembro de 2023

O ex-presidente boliviano Evo Morales confirmou neste domingo, 24 de setembro, que irá concorrer à Presidência da República nas eleições de 2025. Morales, que governou o país entre 2006 e 2019, disse que aceitou os pedidos de sua militância e de vários setores sociais que o apoiam.

A decisão de Morales ocorre em um contexto de tensão com o atual presidente Luis Arce, seu ex-ministro da Economia e companheiro de partido. Morales acusou Arce de tentar excluí-lo politicamente e até mesmo fisicamente, e afirmou que irá enfrentar as agressões com verdade, dignidade e honestidade.

Morales e Arce pertencem ao Movimento ao Socialismo (MAS), que realizará um congresso na primeira semana de outubro para definir os critérios das primárias da sigla. No entanto, a candidatura de Morales pode enfrentar obstáculos legais, pois a Constituição boliviana limita o mandato presidencial a cinco anos com apenas uma reeleição.

arce evo
Evo Morales candidato à Presidência da Bolívia, era aliado político do atual presidente Luis Arce

Morales tentou se reeleger pela quarta vez em 2019, mas enfrentou uma forte oposição que não reconheceu sua vitória nas urnas. Após pressão das Forças Armadas, Morales renunciou e se exilou no México. A senadora Jeanine Añez assumiu a presidência interinamente, mas foi deposta em 2020 por uma revolta popular. Em 2021, ela foi presa e condenada a dez anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.

Participe da lista VIP do FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular