Operação Akã desarticula quadrilha que enviava cocaína em caminhões para SP e RJ

Você está visualizando atualmente Operação Akã desarticula quadrilha que enviava cocaína em caminhões para SP e RJ
  • Autor do post:
  • Post publicado:19 de setembro de 2023

Dourados (MS) — A Polícia Federal e a PRF (Polícia Rodoviária Federal) deflagraram hoje (19) a Operação Akã, que desarticulou uma organização criminosa que enviava grandes cargas de cocaína em caminhões da fronteira com o Paraguai para São Paulo e Rio de Janeiro. A operação cumpriu três mandados de prisão temporária e seis mandados de busca e apreensão em Dourados e Douradina.

Segundo as investigações, o grupo enviava, em média, 800 quilos de cocaína por mês em compartimentos ocultos de caminhões-frigorífico e caminhões-tanque. O líder da quadrilha, conhecido como “Cabeça”, foi preso em Campo Grande. Ele era o responsável por coordenar o transporte da droga, que era adquirida no Paraguai e distribuída nos estados do Sudeste.

A operação iniciou em setembro de 2022, após a apreensão de 493,8 quilos de cocaína em caminhão-frigorífico, interceptado pela PRF em Dourados. A droga estava em malas, embaixo de carnes congeladas. O motorista confessou que o destino da carga ilícita era Duque de Caxias (RJ).

Em fevereiro deste ano, a PRF apreendeu outra carga da organização – 446 quilos de cocaína pura escondidos em fundo falso de caminhão bitrem-tanque carregado com óleo vegetal. O caminhão foi parado na BR-163, na saída de Dourados para Campo Grande, o destino da cocaína era o Estado de São Paulo. O proprietário e condutor do caminhão, foi preso em flagrante.

Operação Akã

A operação recebeu o nome de “Akã”, que significa “cabeça” em guarani, em referência ao apelido do principal investigado do grupo. Os mandados foram expedidos pela Justiça estadual. Os presos responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico.

Participe da lista VIP do FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular