Ex-diretor da PRF é preso por suspeita de interferir nas eleições de 2022

Ex-diretor da PRF
  • Autor do post:
  • Post publicado:9 de agosto de 2023

A operação Constituição Cidadã, da Polícia Federal, prendeu nesta quarta-feira 09 de agosto, o ex-diretor da PRF (Polícia Rodoviária Federal) Silvinei Vasques. Ele é suspeito de usar a máquina pública para fins eleitorais, dificultando o trânsito de eleitores no segundo turno das eleições de 2022. A prisão ocorreu na casa dele, em Florianópolis (SC).

A PF cumpriu também 10 mandados de busca e apreensão em quatro estados: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Rio Grande do Norte. Os alvos são outros integrantes da PRF que teriam participado do esquema. Segundo as investigações, eles planejaram as ações desde o início de outubro de 2022 e realizaram patrulhamento ostensivo e direcionado à região Nordeste do país no dia 30/10/2022.

A Corregedoria da PRF colabora com a PF e vai ouvir 47 policiais rodoviários federais. Eles podem responder pelos crimes de prevaricação e violência política, previstos no Código Penal Brasileiro.

A operação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que investiga uma suposta interferência da PRF para beneficiar o então candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).

Na época o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, determinou a interrupção imediata das operações no dia do segundo turno, sob pena de multa pessoal e horária de R$ 100 mil e afastamento das funções por desobediência. O ex-diretor da PRF foi intimado a comparecer ao TSE na tarde daquele domingo para dar explicações.

Um dia antes das operações, Silvinei publicou um pedido de votos para Bolsonaro na sua conta do Instagram.

Participe da lista VIP do FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular