Seminário sobre clima destaca as ações sustentáveis do Estado e Bonito no turismo

Seminário Bonito no Turismo
  • Autor do post:
  • Post publicado:28 de julho de 2023

O comprometimento de Mato Grosso do Sul e de Bonito com as questões climáticas e de sustentabilidade na atividade turística foram destacadas como iniciativas de vanguarda na contribuição para a melhoria do ambiente no planeta e dos negócios durante o Seminário de Ação Climática no Turismo, realizado nesta quinta-feira (27) na Capital do Ecoturismo, com a participação do Estado, Ministério do Turismo, Embratur e do empresariado local.

O evento promovido pela Fundação de Turismo do Estado (Fundtur), prefeitura de Bonito, Sebrae e Green Initiative (empresa internacional de serviços de certificação e assessoria climática), culminou com a entrega da certificação mundial de carbono positivo à Estância Mimosa, atrativo do destino. No ano passado, Bonito recebeu das Nações Unidas para o Clima a primeira certificação mundial de carbono neutro como destino de ecoturismo.

“O posicionamento de Bonito com essa certificação inédita e agora a conquista alcançada por um atrativo fortalecem o trabalho da nossa fundação, que vem cada vez mais diversificando suas ações e está engajada na era da sustentabilidade como política de Estado”, disse o diretor-presidente da Fundtur/MS, Bruno Wendlling, presente ao seminário. “Estas certificações são reflexo das ações desenvolvidas pelo destino, as quais refletem na política pública do Estado.”

Reconhecimento

Realizado no Polo de Ecoturismo do Sebrae, o seminário contou com a participação por meio de live da coordenadora do Departamento de Desenvolvimento Sustentável do Turismo da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (OMT), Virgínia Fernandez Trapa. Ela reconheceu o trabalho que vem sendo realizado pelo Estado e por Bonito no enfrentamento das questões climáticas, parabenizando as iniciativas do maior destino de ecoturismo.

Seminário Bonito no Turismo

O objetivo do seminário foi reunir os trabalhos focados nas metas da Declaração de Glasgow, assinada por mais de 300 entidades, dentre as quais a Fundtur/MS, durante a Cop-26, com apresentação da visão estratégica dos governos federal e estadual na redução das emissões de CO2 até 2030, bem como as experiências em três níveis de impacto – destinos, atrativos e empresas. O evento contou com a presença máxima dos empresários de Bonito e região.

Integrando a Rota Pantanal Bonito, que tem a gestão da associação Bonito Convention, a Capital do Ecoturismo fez uma prestação de contas das metas que está cumprindo com base na certificação como destino de carbono neutro e nas políticas públicas do Estado e do Município. As secretarias de Turismo, Indústria e Comércio e de Meio Ambiente, Juliane Salvadori e Ana Trevelin, apresentaram as ações de sustentabilidade que estão sendo desenvolvidos.

Liderança do destino em Bonito

“Um evento dessa magnitude, com a participação da OMT, é histórico”, enfatizou Juliane. “O reconhecimento do nosso trabalho como referência para o Brasil e o mundo é fruto do apoio do Estado e de um gestor (prefeito Josmail Rodrigues) sensível às questões ambientais no município, onde desenvolvemos vários projetos na gestão e controle do solo e da água envolvendo entidades, o produtor rural e o trade. Estamos colhendo resultado concretos.”

Ao abordar os novos estândares climáticos para a oferta de turismo, o gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas da Embratur, Saulo Rodrigues Filho, parabenizou a liderança de Bonito na agenda climática mundial e a organização local enquanto destino de turismo, citando a criação do voucher único para controle de visitação. “Vejo gestores e empresários comprometidos com o turismo sustentável, exemplos que devem ser seguidos”, disse.

Presente ao seminário, Luciana Visnevski, diretora da Green Initiative, destacou o comprometimento e o espirito coletivo de todos, Estado e município, no cumprimento das metas. “Que essa energia e força de vocês sejam disseminados pelo mundo”, disse.

O evento contou ainda com a participação do coordenador de Sustentabilidade e Ações Climáticas do Ministério do Turismo, Edson Barros; Frederico Vinhati, consultor da Green Initiative; e representantes do Senar da Bahia e do Sebrae/MS.

(Assessoria de Imprensa da Rota Pantanal Bonito)

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular