Intercâmbio com Portugal é tratado durante encontro na Câmara de Corumbá

Você está visualizando atualmente Intercâmbio com Portugal é tratado durante encontro na Câmara de Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:4 de julho de 2023

A formalização de um intercâmbio com Portugal foi tema de encontro no final da manhã de hoje, terça-feira, 04 de julho, na Câmara Municipal de Corumbá, entre os vereadores Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), presidente do Poder Legislativo, e Chicão Vianna, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Direito Internacional, com Pedro Brasia, presidente da Câmara de Comércio de Portugal em Mato Grosso do Sul.

O encontro foi agendado pelo vereador Chicão Vianna e contou com as presenças dos professores Jiyan Yari e Rafael Françoso, da Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, bem como do advogado Gabriel Marinho.

“Muito importante esse encontro com o presidente da Câmara de Portugal, não só para ele conhecer a realidade local, mas, principalmente para estabelecimentos de parcerias entre Corumbá e Portugal, que poderão resultar bons frutos no futuro, beneficiando não só a colônia portuguesa radicada em nossa cidade, mas a região como um todo”, afirmou o presidente Bira.

Pedro Brasia tem realizado visitas a várias regiões do estado, visando um trabalho em parceria com outras entidades para fortalecer a cooperação internacional e promover o desenvolvimento sustentável.

Em Corumbá, não foi diferente. No encontro com os vereadores ele tratou de temas como um intercâmbio cultural, inclusive com a possibilidade de investimentos de recursos financeiros da Comunidade Europeia importante para fortalecer a economia local; fomento do ecossistema startup da língua portuguesa; programas e projetos voltados ao turismo, entre outros.

“Está sendo importante este intercâmbio com o presidente da Câmara de Comércio de Portugal e outros parceiros, como o Instituto Federal. É uma oportunidade para fomentar, formalizar um intercâmbio importante para Corumbá que conta com uma grande colônia portuguesa. Nós temos muito a crescer com a cultura portuguesa, inclusive no setor comercial”, afirmou Chicão.

Outro assunto tratado foi em relação ao turismo, a importância de abrir as portas para o turista europeu em Corumbá, no Pantanal. Até mesmo estabelecimento de voos internacionais foram lembrados, ligando Corumbá, Bolívia e Europa. “É importante a gente começar a pensar nessa situação. É dessa maneira que vamos fomentar o turismo que é uma indústria sem chaminé”, reforçou Vianna.

Após o encontro na Câmara de Vereadores, Pedro Brasia foi conhecer a sede da Sociedade Beneficência Portuguesa de Corumbá, localizada na Rua Antônio João, entre as ruas 13 de Junho e Dom Aquino, um prédio histórico inaugurado em 1954.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular