Personalidades são homenageadas com Medalha do Mérito Legislativo “Antônio Maria Coelho”

Você está visualizando atualmente Personalidades são homenageadas com Medalha do Mérito Legislativo “Antônio Maria Coelho”
  • Autor do post:
  • Post publicado:1 de julho de 2023

Sessão Solene realizada na noite de ontem, sexta-feira, 30, marcou a entrega de Medalhas do Mérito Legislativo “Antônio Maria Coelho” a 15 personalidades que contribuem para o desenvolvimento de Corumbá, nos mais diferentes segmentos da sociedade.

O ato aconteceu no salão de eventos da Chácara da Mil, comandada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), e integrou as celebrações da Retomada de Corumbá, ocorrida em 13 de junho de 1867, 156 anos atrás, pela força armada comandada pelo então tenente-coronel Antônio Maria Coelho, após quase três anos de domínio paraguaio.

A solenidade contou com as presenças de inúmeras autoridades, entre as quais o prefeito Marcelo Iunes; deputado federal Vander Loubet; contra-almirante Iunes Távora Said, comandante do 6º Distrito Naval; general-de-brigada Marcelo Zanon Harnisch, comandante da 18ª Brigada de Infantaria, e Maria Carolina Scheren do Valle, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subsecção de Corumbá, que fizeram parte da mesa dirigida pelo presidente Bira.

Presentes também os vereadores Samyr Sadeq Ramunieh (Qualhada), Roberto Gomes Façanha, Genilson José, Elinho Junior, Alex Dellas, Alexandre Vasconcellos, Adelar Chefer dos Santos (Gaúcho da Pró-Art), Daniel Brambilla, Manoel Rodrigues, Nelson Dib Junior e da vereadora Raquel Bryk, autores das indicações das outorgas das Medalhas do Mérito Legislativo “Antônio Maria Coelho”, juntamente com os vereadores Yussef Salla, Chicão Vianna e Luciano Costa, que não puderam estar presente à sessão.

POVOS IRMÃOS

Ao fazer uso da palavra, o presidente Bira elogiou todos os homenageados e homenageadas, “por tudo que já fizeram e, tenho certeza de que continuarão fazendo por nossa cidade”, e enalteceu os trabalhos dos vereadores que fazem parte de “uma câmara muito atuante, combativa, e que vai um grande legado ao final dessa legislatura”.

O presidente ressaltou ainda que a guerra travada pela tropa de Antônio Maria Coelho que culminou com a Retomada de Corumbá, é um marco histórico, mas que, hoje, brasileiros e paraguaios vivem em perfeita harmonia.

“Isso não poderia ser diferente em se tratando de Corumbá, uma cidade habitada por um povo hospitaleiro que sabe muito bem receber aqueles que vem de fora. Aqui vivemos em paz com pessoas oriundas das mais diferentes nações, palestinos, bolivianos, paraguaios, portugueses enfim todos que chegam aqui são recebidos de braços abertos”, ressaltou.

Fez questão de enfatizar a presença de pessoas oriundas do território guarani afirmando que “”não podemos nos esquecer também que os irmãos paraguaios nos presentearam com uma riqueza cultural sem igual. A música, a dança e a culinária estão sempre presentes em nossa região, e fazem parte do nosso dia a dia”.

“Sabedores que somos dessa importante data histórica que tanto orgulha os corumbaenses e os brasileiros, é que a Câmara Municipal de Corumbá instituiu por lei a Medalha do Mérito Legislativo Antônio Maria Coelho, uma importante comenda a ser destinada a ilustres personalidades que com o seu trabalho contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento do nosso município”, concluiu.

CIDADÃO CORUMBAENSE

A Sessão Solene marcou também a outorga do título de Cidadão Corumbaense ao deputado federal Vander Loubet, entregue pelo presidente e primeiro vice do Legislativo local, Bira e Qualhada, que fizeram questão de destacar o trabalho desenvolvido pelo deputado em Brasília, por Corumbá.

Vander agradeceu e afirmou que o título reforça ainda mais o seu compromisso com Corumbá. Destacou ter sido um “momento especial para mim, nascido em Porto Murtinho e bebendo da mesma água do povo corumbaense, do Rio Paraguai”, salientou.

“Sou o deputado com mais mandatos do Mato Grosso do Sul (seis) e poder estar recebendo esse título, me dá mais responsabilidade para continuar ajudando o nosso estado e, particularmente agora, mais ainda a nossa querida Corumbá”, enfatizou, fazendo um relato da luta em Brasília para a recuperação da BR-262, assim como da malha ferroviária, importantes para escoamento da produção local, e encaminhamento de projetos importantes como parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

Destacou de extrema importância o PAC, que permitirá destinar recursos federais para as cidades brasileiras. “Sabemos que a arrecadação é muito centralizada na mão do Governo Federal. O cidadão mora no município, é aqui que precisa chegar os equipamentos, seja de infraestrutura, educação, cultura, lazer, habitação, educação, saúde… é por isso que nós temos que fazer esse grande pacto no sentido de nos somarmos para fazer com que, cada vez, a gente tornar essa cidade mais bonita, mais alegre, mais fraterna, mais desenvolvida, gerando emprego e renda para o nosso povo”, concluiu.

O prefeito Marcelo Iunes enalteceu a Câmara pela homenagem prestada a Loubet, “um grande parceiro nosso, uma pessoa que todo ano manda emenda para Corumbá e, agora com o título de Cidadão Corumbaense, vai nos ajudar ainda mais, com certeza”.

Elogiou todos os homenageadas e homenageadas, destacando que a medalha é a mais alta honraria do Poder Legislativo, local que atuou por 12 anos, três mandatos consecutivos, e que “vamos continuar e contar com a Câmara Municipal, como sempre parceira do Executivo, mantendo sempre a sua independência, mas trabalhando de forma harmônica e quem ganha com isso é a população”, ressaltou.

PERSONALIDADES HOMENAGEADAS

A presidente da Subsecção da OAB em Corumbá, Maria Carolina Scheren do Valle, indicada pela Mesa Diretora, falou em nome das personalidades homenageadas, agradecendo a “honra que me foi concedida por essa Casa de Leis, convidando-me para ser a oradora oficial dessa cerimônia que celebra 156º aniversário da Retomada de Corumbá com a entrega da digna Medalha do Mérito legislativo Antônio Maria Coelho, a maior comenda do Poder Legislativo de Corumbá a pessoas que trabalham árdua e diariamente para o engrandecimento da nossa cidade e da região”.

As 15 personalidades homenageadas na noite de ontem foram: Padre Rodenei Sierpinski, indicado pelo vereador Gaúcho da Pró-Art; Wagner Massaruhá, cirurgião dentista, pelo vereador Alexandre Vasconcellos; Luiz Antônio da Silva, secretário municipal de Governo, pelo vereador Allex Dellas; Gerson das Neves Ferreira de Morais, empresário do ramo de eventos, pelo vereador Daniel Brambilla;

Engenheiro e vice-prefeito Dirceu Migueis Pinto, indicado pelo vereador Elinho Junior; Amanda Cristiane Balanciere Iunes, secretaria municipal de Assistência Social e Cidadania, pelo vereador Genilson José; Valdinei dos Santos, presidente da Associação Profissional de Educação Física, pelo vereador Manoel Rodrigues; Caibar da Silva Pereira, empresário do ramo de Comunicação, pelo vereador Nelsinho Dib;

Rafael Aureliano Rosa, empresário, indicado pela vereadora Raquel Bryk; Amir Zambelli Fatah, empresário do ramo veterinária e petshop, pelo vereador Roberto Façanha; Nilson Valerio de Souza de Castro, pastor da Igreja Quadrangular, pelo vereador Samyr Sadeq Ramunieh (Qualhada); Maria Carolina Scheren do Valle, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subsecção de Corumbá, pela Mesa Diretora;

Empresário Flavio Faccenda, indicado pelo vereador e presidente do Poder Legislativo corumbaense, Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira); Kelly Bufão Celeri, médica veterinária e coordenadora municipal de Vigilância Sanitária, pelo vereador Yussef Salla, e o tenente-coronel Flávio Elias Ribeiro, comandante do 3º Grupamento de Bombeiros Militar, indicado pela Mesa Diretora.

Confira galeria de imagens

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular