Filhote de onça-pintada é solta após operação de resgate em Ladário | vídeo

Você está visualizando atualmente Filhote de onça-pintada é solta após operação de resgate em Ladário | vídeo
  • Autor do post:
  • Post publicado:30 de maio de 2023

Ladário (MS)- O filhote de onça-pintada avistada na região Portuária de Ladário na noite desta segunda-feira (29), foi resgatada e solta em uma área mais afastada da região urbana da cidade, após uma força-tarefa, entre Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental e Biólogos do Instituto do Homem Pantaneiro.

A conclusão dos trabalhos entrou noite a dentro e terminou durante a madrugada após intervenção bem-sucedida dos pesquisadores do IHP, responsáveis pela contenção, sedação, avaliação e soltura do animal.

Em boas condições clínicas, o animal foi devolvido ao seu habitat natural. Como se tratava de um filhote e que havia relatos do avistamento de uma outra onça-pintada pela região, provavelmente mãe do filhote, a soltura ocorreu em uma área um pouco mais abaixo do porto de Ladário.

O objetivo foi de não distanciar o animal da localização onde a mãe estaria, possibilitando o reencontro dos animais, que possivelmente transitam por esta área.

O resgate

O animal foi resgatado após ser isolado nas dependências de um estabelecimento comercial localizado na região portuária da cidade.

resgate onca2
Animal foi transportado para uma região um pouco mais afastada da área urbana / Fotos: Divulgação 3º GB

Antes, o animal foi visto caminhando pelas ruas até se abrigar no local. Agentes da PMA e do Corpo de Bombeiros realizaram o isolamento da área até a chegada de um veterinário do IHP que avaliou a situação e procedeu com a contenção do felino.

De acordo com o comandante do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Corumbá, tenente-coronel Silvanei, os procedimentos são realizados de acordo com protocolo estabelecidos pelos órgãos competentes.

A contenção é realizada pelo Veterinário e Biólogo do IHP, com uso de dardo tranquilizante, posteriormente é feito o monitoramento da saúde do animal durante o transporte. Caso esteja com a saúde e condições físicas integras, pode ser liberada em seu habitat natural, longe do centro urbano”, afirmou.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular