Corumbá (MS)- Uma idosa de 69 anos foi resgatada por uma equipe da Marinha do Brasil e do 3° Grupamento de Bombeiros Militar em uma aldeia indígena (Uberaba) localizada em uma região afastada de Corumbá, na fronteira entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
A operação de Evacuação Aeromedica (EVAM) ocorreu na manhã desta quinta-feira, 25 de maio na Ilha Insúa, onde vivem cerca de 200 indígenas da etnia Guatós.
Segundo informações, a idosa sofria há três dias de pressão alta e desencadeou crise do pânico precisando de atendimento médico urgente. Ela foi transportada de helicóptero até o heliponto do 6º Distrito Naval, onde uma viatura de resgate do Corpo de Bombeiros procedeu com a sua remoção até o Pronto-Socorro Municipal de Corumbá.
A Marinha do Brasil esclarece que o resgate de vítimas, feito por meio de Evacuação Aeromédica (EVAM), empregando helicópteros do Com6ºDN, é uma ação de cooperação com o Corpo de Bombeiros e sua realização ocorre eventualmente em locais onde o acesso é difícil ou inviável via terrestre e em caso de comprovada emergência. O voo depende, ainda, de diversos fatores, como condições meteorológicas, utilização da aeronave em período diurno, distância, entre outros.