Indígena é resgatado pela Marinha após passar mal em aldeia no Pantanal

Você está visualizando atualmente Indígena é resgatado pela Marinha após passar mal em aldeia no Pantanal
  • Autor do post:
  • Post publicado:30 de junho de 2023

Um indígena de 74 anos, que mora na Aldeia Uberaba, em Porto Índio, a 160 km de Corumbá foi resgatado pela Marinha do Brasil na tarde desta sexta-feira (29), depois de apresentar sintomas de mal-estar. Ele foi transportado por um helicóptero da Força Naval até o Complexo Naval de Ladário, onde recebeu atendimento médico.

Segundo o Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), que realizou a operação, o resgate foi solicitado pelo Corpo de Bombeiros, informando que o idoso sofria de tontura, desmaio, fraqueza e vômito. Um médico do Hospital Naval de Ladário (HNLa) acompanhou o deslocamento do paciente, que foi feito com o auxílio de uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61), organização militar subordinada ao Com6ºDN.

Na chegada ao heliponto do EsqdHU-61, uma ambulância do Corpo de Bombeiros seguiu com o paciente para a Santa Casa de Corumbá, onde ele ficou internado para receber os cuidados necessários.

A Marinha do Brasil esclarece que o resgate de vítimas, feito por meio de EvacuaçãoAeromédica (EVAM), empregando helicópteros do Com6ºDN, é uma ação de cooperação com oCorpo de Bombeiros e sua realização ocorre eventualmente em locais onde o acesso é difícil ouinviável via terrestre e em caso de comprovada emergência.

O voo depende, ainda, de diversosfatores, como condições meteorológicas, utilização da aeronave em período diurno, distância, entre outros.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular