Vereador sugere instalação de empresas para produzir metais e ligas a partir de rejeitos de minério

Você está visualizando atualmente Vereador sugere instalação de empresas para produzir metais e ligas a partir de rejeitos de minério
  • Autor do post:
  • Post publicado:13 de maio de 2023

Fomentar a instalação de empresas para produção de metais e ligas a partir de rejeitos de minério, é o que está sugerindo o vereador Chicão Vianna que, esta semana, apresentou indicação durante sessão ordinária da Câmara, com foco no assunto.

O documento foi direcionado ao secretário Jaime Verruck, de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, para que busque junto às demais autoridades estaduais e empresários, a vinda de empresas metalúrgicas para a região, que utilizam como matéria prima para produção de metal e ligas, os rejeitos da produção de minério de ferro que se acumulam nas barragens das mineradoras locais.

Chicão ressaltou que é preciso seguir o exemplo de Minas Gerais, onde a empresa Boston Metal anunciou investimento de R$ 570 milhões para produzir metal e ligas a partir dos rejeitos das barragens, que atualmente são uma preocupação à segurança das cidades onde as mineradoras estão instaladas.

“Isso será de extrema importância para Corumbá. A vinda de empresas metalúrgicas como a Boston, além de fomentar a economia local por meio de investimentos e geração de empregos, também poderá ser uma alternativa ao acúmulo de rejeitos existentes nas barragens localizadas na região de morraria, minimizando riscos de desastres ambientais como já ocorreu em Minas”, afirmou.

Citou ainda que a instalação da unidade da Boston foi viabilizada pelo próprio Governo de Minas Gerais que firmou um protocolo de intenções com a empresa no fim da última semana. A intenção do vereador é pedir apoio do Governo do Estado, para que o mesmo ocorram em Corumbá.

AUDITORIA NAS ESCOLAS

O vereador está também pedindo ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, a realização da “Operação Educação” nas escolas existentes no Município de Corumbá. “É uma auditoria importante que tem como finalidade apurar, entre outras situações, se as escolas possuem hidrantes e/ou auto de vistoria do Corpo de Bombeiros dentro do prazo de validade”, observou, reforçando que sejam  apurados os outros 191 itens que foram analisados em outras escolas existentes no Estado, durante a ação do TCE-MS.

HOMENAGENS

Por outro lado, Chicão Vianna teve aprovado um requerimento em que homenageia a deputada federal Rose Modesto com Moção de Congratulação, por ser a primeira mulher da história a assumir o comando da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO). A homenagem foi aprovada por unanimidade e será em nome da Casa de Leis.

Também foi aprovado por unanimidade, requerimento em que presta homenagem com Moção de Congratulação a Izabelle Paiva, bailarina da Cia. de Dança do Pantanal, pelo seu brilhantismo e determinação em sua carreira, que culminou na participação em intercâmbio na Cia. de Dança Deborah Colker, no Rio de Janeiro.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular