SIMTED promove paralisação e manifesto pela Educação nesta quinta-feira em Corumbá

Você está visualizando atualmente SIMTED promove paralisação e manifesto pela Educação nesta quinta-feira em Corumbá
Obra em escola municipal entrou na mira do Ministério Público Estadual
  • Autor do post:
  • Post publicado:3 de maio de 2023

Corumbá (MS)– Os trabalhadores da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Corumbá, Mato Grosso do Sul, convocaram uma paralisação para esta quinta-feira, 04 de maio. A ação foi deliberada após uma assembleia realizada pelo Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted) no final de abril.

A paralisação está prevista para ocorrer em todos os três períodos nas escolas municipais. O Simted afirma que as principais reivindicações da categoria são o reajuste salarial do magistério e melhores condições de trabalho para professores e administrativos.

De acordo com a vice-presidente do SIMTED, o ato também irá expor a distribuição dos kits escolares que segundo ela, além do atraso (após 3 meses de aulas), a quantidade não é suficiente sequer para atendimento do ensino básico municipal.

simted

As condições de infraestrutura das salas de aulas e escolas da REME também estão entre os motivos do manifesto.

 A categoria pede ainda um reajuste salarial de 14,7% que seria a porcentagem apresentada para recompor as perdas decorrentes dos últimos anos, que não foram concedidos por conta da pandemia.

A programação da paralisação prevê uma concentração às 08h no Jardim da Independência, com panfletagem. Às 14h, haverá uma assembleia geral no espaço Casablanca.

Prefeitura alega Ilegalidade

Segundo nota emitida pela secretaria municipal de educação na tarde desta quarta-feira, o entendimento é de que a paralisação organizada pela categoria é ilegal, e que mantém ao longo do ano um canal de comunicação e negociação aberto com a categoria.

Em sua página na rede social, o SIMTED reafirma a legalidade do ato pede que os profissionais não se sintam coagidos pela administração municipal.

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) comunica aos pais, estudantes e servidores da REME que considera ilegal a paralisação convocada pelo SIMTED para esta quinta-feira, 4 de maio.
A SEMED reforça que em nenhum momento interrompeu ou suspendeu as negociações sobre eventual reajuste dos professores e lembra também que a data base de todo o funcionalismo público municipal é o mês de maio.
A SEMED reitera seu compromisso com toda comunidade escolar e, por isso, tomará as medidas cabíveis para evitar que os estudantes sejam prejudicados pela precipitação do sindicato.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular