PF encontra 23 trabalhadores em situação irregular e apreende 14 armas em Porto Murtinho
Vinte e três trabalhadores em situação irregular foram encontrados nesta quinta-feira, 17 de setembro, em uma propriedade rural de Porto Murtinho durante uma ação da Polícia Federal e do Ministério do Trabalho e Emprego. O local é investigado por suspeita de manter trabalhadores em condições análogas à escravidão e por possível tráfico de pessoas para exploração de mão de obra.
Durante as buscas na propriedade, as equipes também apreenderam 14 armas de fogo de grosso calibre e munições. Segundo a Polícia Federal, o armamento estava irregular e algumas das armas tinham a numeração suprimida.

A investigação começou após informações de que trabalhadores estrangeiros estariam sendo recrutados de maneira informal para trabalhar no local. A apuração busca esclarecer em quais condições essas pessoas eram contratadas, alojadas e mantidas na propriedade.
Entre os pontos investigados estão a falta de registro trabalhista, possível retenção de pagamentos e restrições para que os trabalhadores deixassem o local. Esses fatos ainda estão sendo apurados e serão usados para verificar se houve submissão a condições análogas à escravidão.
A operação desta quinta-feira incluiu o cumprimento de mandado de busca e apreensão na propriedade. Polícia Federal e Ministério do Trabalho seguem com a apuração para identificar os responsáveis e verificar se outras pessoas participaram das irregularidades.
