Corumbá (MS)- Durante a sessão do Poder Legislativo desta segunda-feira, 10 de abril, os vereadores Raquel Bryk e Chicão Vianna solicitaram ao prefeito Marcelo Iunes e à Secretaria de Saúde a presença de cinco médicos plantonistas diariamente no Pronto-Socorro Municipal. Entre estes profissionais, os parlamentares destacaram a necessidade de dois serem médicos especialistas em pediatria.
Os vereadores afirmaram que a presença desses profissionais é necessária tendo em vista a alta demanda de atendimento, o que tem ocasionado aos usuários do serviço uma longa espera. Durante a visita ao local, a vereadora Raquel Bryk observou crianças com as mães, aguardando atendimento e afirmou que a população necessita de um atendimento de qualidade, rápido, que tenha remédio disponível na Farmácia Municipal.
Raquel e Chicão solicitaram uma escala de profissionais no Pronto-Socorro Municipal com dois médicos clínicos, para atender as demandas de fichas azul, verde e amarelo; um médico para atender as fichas vermelhas, e dois médicos pediatras para atendimento das crianças. Os vereadores afirmaram que isso é necessário para que a classificação de risco funcione de forma adequada.
Inaugurado recentemente, a unidade tem sido alvo de críticas por parte da população que reclamam da demora no atendimento. Pacientes relataram à reportagem do Folha MS, espera superior a seis horas para avaliação médica.