Mato Grosso do Sul se prepara para transformação digital com implantação da Infovia

Você está visualizando atualmente Mato Grosso do Sul se prepara para transformação digital com implantação da Infovia
  • Autor do post:
  • Post publicado:6 de abril de 2023

Campo Grande (MS)- O Estado de Mato Grosso do Sul está prestes a passar por uma grande transformação com a implantação da Infovia Digital, um projeto que permitirá a democratização da informação e avanços em áreas como telemedicina, segurança pública por videomonitoramento e educação à distância.

Em uma reunião realizada nesta quarta-feira (5), o Grupo Sonda apresentou ao governador Eduardo Riedel os avanços na implantação da rede de fibra óptica e a previsão da implantação de wi-fi gratuito ainda este ano em praças públicas da capital, como o Bosque da Paz e a Praça do Peixe.

Segundo o governador, a internet de alta velocidade é um projeto que representa um salto para o desenvolvimento do Estado e colocará Mato Grosso do Sul em um outro patamar em todas as políticas públicas.

“Estamos falando de segurança, educação, telemedicina. Aquilo que a gente imaginava há cinco anos está se tornando realidade”, afirmou Riedel.

A Infovia Digital permitirá a prestação de serviços de transporte de voz, dados e imagem por meio de uma infraestrutura de rede de fibra óptica de alta capacidade, interligando os 79 municípios do Estado de Mato Grosso do Sul e todos os equipamentos das unidades públicas estaduais. Serão 6.950 Km de fibra óptica e wi-fi gratuito para 119 praças públicas.

Durante a reunião, o CEO Global do Grupo Sonda, Jose Orlandini, afirmou que tem “confiança absoluta no Estado” e que a parceria possibilitará um futuro tecnológico com telemedicina e avanços digitais na área de segurança e educação a distância. De acordo com o vice-presidente corporativo, Rivaldo Ferreira, com a implantação em fase avançada, Campo Grande deve ter entregas de serviços importantes até o fim de agosto.

O projeto é uma parceria entre o Grupo Sonda e o Estado de Mato Grosso do Sul, e já está em fase de execução, com instalação de fibra, equipamento e o Data Center em construção. A rede permitirá que a população tenha acesso à informação de maneira massiva e possibilitará ao Estado entregar serviços e benefícios que antes não eram possíveis.

Além do governador e representantes do Grupo Sonda, participaram da reunião membros da Secretaria Especial do EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas) e da Secretaria Executiva de Transformação Digital.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular