Com ação de vereadores justiça suspende cobrança da taxa do lixo na conta de água em Corumbá

Você está visualizando atualmente Com ação de vereadores justiça suspende cobrança da taxa do lixo na conta de água em Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:31 de março de 2023

Corumbá (MS)- Após tentar embutir uma forma considerada lesiva para efetivar a cobrança da chamada “taxa do lixo” junto da conta de água, aos consumidores corumbaenses, a justiça estadual ordenou a suspensão imediato do ato, tanto por parte da Prefeitura Municipal de Corumbá como também da Sanesul para que “não promovam a cobrança da taxa de coleta, remoção, transporte, tratamento e destinação final de resíduos sólidos (TRS) vinculada ao serviço de fornecimento de água”.

A decisão em caráter de urgência de tutela foi deferida pela juíza de direito, Luiza Vieira Sá de Figueiredo nesta sexta-feira, 31 de março, após ação popular proposta pelos vereadores Chicão Vianna e Raquel Bryk contra a cobrança casada promovida pela Prefeitura e Sanesul.

Conforme a decisão, o objetivo é de impedir que se coloque a coletividade de Corumbá em uma situação de desvantagem no que diz respeito às relações de consumo notadamente porque aquela forma de arrecadação contraria o princípio da liberdade de escolha do consumidor, tendo em vista que os serviços públicos de natureza diferente são cobrados em conjunto sem que haja manifestação prévia do usuário.

decisao taxa do lixo

A magistrada, no entanto, reiterou a legitimidade da cobrança da tarifa do lixo, e que a ação tem por objetivo, único e exclusivo a suspensão da forma de cobrança abusiva, sem a anuência prévia do contribuinte e o pagamento do tributo estar vinculado ao pagamento de outro serviço prestado.

“esclareça-se que a presente liminar não impede a cobrança da taxa de coleta de lixo, mas determina que ela não pode ser cobrada conjuntamente com a fatura de água sem que haja uma autorização prévia e expressa do consumidor para tanto. Dessa forma, a arrecadação da taxa de coleta de lixo não será afetada por este decisum”.

lixo ladario taxa do lixo
Ação foi proposta pelos vereadores Chicão Vianna e Raquel Bryk

A forma de cobrança irregular da taxa do lixo, foi instituída por meio de um projeto de lei de autoria do poder executivo, encaminhada para Câmara Municipal e aprovada pela maioria dos parlamentares. Apenas os vereadores Chicão Vianna e Raquel Bryk foram contra a proposta e entraram com ação popular para resguardar os direitos dos consumidores corumbaenses.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular