Detran-MS alerta para golpe da falsa autoescola e site clonado para emissão de CNH

Você está visualizando atualmente Detran-MS alerta para golpe da falsa autoescola e site clonado para emissão de CNH
  • Autor do post:
  • Post publicado:17 de março de 2023

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) emitiu um alerta à população sobre uma nova fraude relacionada à emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A denúncia foi encaminhada através da ouvidoria e indica que estelionatários estão aplicando um golpe da falsa autoescola, com a promessa de realizar todo o processo para emissão da primeira habilitação.

De acordo com a denúncia, a pessoa fez aulas e provas em uma autoescola chamada Ativa, em Campo Grande. No entanto, quando chegou o momento de retirar a CNH, a empresa havia desaparecido. O QR Code da guia de aprovação levou a um falso site com a mesma interface do Portal de Serviços do Detran-MS, mas com um domínio diferente do site oficial.

O site clonado inclui uma foto do condutor, um campo afirmando que os dados são os mesmos da base do Detran-MS, uma chave de registro de consulta, um QR Code para gerar e imprimir a CNH e um aviso em vermelho que pede atenção e informa sobre um pagamento pendente. No entanto, estes campos são inexistentes no site oficial.

O diretor de Tecnologia da Informação do Detran-MS, Robson Alencar, alertou que é fundamental que a população busque sempre canais oficiais e Centros de Formação de Condutores credenciados. Alencar recomenda que os usuários verifiquem o domínio que hospeda o site e observem se é um domínio oficial, lembrando que nenhum site de governo tem o “.com”.

O site utilizado pelos estelionatários para aplicar o golpe é o https://detranautenticidade.com/detranms/resultado-autenticidade.php. Já o site oficial do Detran-MS é o www.detran.ms.gov.br. A lista de autoescolas credenciadas e a situação de cada uma podem ser encontradas no Portal de Serviços, no menu “Habilitação”, no campo “CFC – Centro de Formação de Condutores”, e podem ser filtradas por município.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular