Reforço de medidas sanitárias garante segurança para produção aviária em MS

Você está visualizando atualmente Reforço de medidas sanitárias garante segurança para produção aviária em MS
  • Autor do post:
  • Post publicado:16 de março de 2023

Uma equipe de jornalismo percorreu mais de 1,2 mil quilômetros entre asfalto, terra e areia, além de uma travessia de balsa no rio Paraguai, para acompanhar o trabalho de defesa sanitária realizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul na região pantaneira. O objetivo das ações é evitar a entrada da influenza aviária no Estado e no Brasil.

As atividades da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) incluem barreiras sanitárias, fiscalizações volantes, visitas a assentamentos, fazendas e até monitoramento de aves que migram dos Estados Unidos e Canadá para o hemisfério sul, tendo o Pantanal como local de invernada.

A Iagro também é responsável por fiscalizar a entrada de produtos de origem animal e vegetal na linha de fronteira com a Bolívia, em atuação conjunta com a Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro).

fiscalizacao iagro buraco das piranhas Medidas Sanitárias
Fiscalização IAGRO no Buraco das Piranhas / Foto: Saul Schramm

Recentemente, um caso de influenza aviária foi detectado em uma granja boliviana, localizada em Cochabamba, na região dos Andes. Embora esteja a mais de mil quilômetros do Brasil, a situação exige atenção. Por isso, a Iagro reforçou a vigilância para evitar a entrada da doença no país.

Além da influenza aviária, foram repassadas orientações sobre a aftosa, doença na qual Mato Grosso do Sul também está livre, e agora sem a necessidade de vacinação. O trabalho de interação entre os órgãos oficiais e os produtores rurais é fundamental para garantir a sanidade animal e vegetal do Estado e para conquistar o mercado externo e interno.

Ações ampliadas

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) vem atuando fortemente para evitar a entrada da influenza aviária no Mato Grosso do Sul. As medidas incluem o controle de trânsito, com inspeção e certificação obrigatórias para a entrada de produtores, além de postos fixos da agência no Posto Esdras e na PMA (Polícia Militar Ambiental) no Buraco das Piranhas, localizados na rodovia BR-262, entre Corumbá e Miranda.

iagro2 Medidas Sanitárias
Ações da Iagro no Posto Esdras, na fronteira com a Bolívia, envolve também abordagens

A Iagro também mantém barreiras volantes em toda a região de fronteira com a Bolívia e realiza palestras de educação sanitária em sindicatos rurais e assentamentos.

Por fim, a agência realiza controle e vigilância dentro das propriedades rurais que são sítios migratórios de aves vindas do hemisfério norte. O objetivo é atender a qualquer notificação em até 12 horas e garantir a segurança da população.

arco imunizacao Medidas Sanitárias
Veículos que cruzam a linha internacional passam por desinfecção antes de entrar no país

Como entrar em Contato

Para comunicar a Iagro em qualquer suspeita da doença, o contato é o WhatsApp (67) 99961-9205, além dos escritórios locais da agência em todos os municípios e a plataforma e-Sisbravet (Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergência Veterinária), via internet: https://sistemasweb4.agricultura.gov.br/sisbravet/manterNotificacao!abrirFormInternet.action.

Os principais sinais da doença nos animais são dificuldade respiratória, corrimento nasal e ocular, inchaço de cabeça, andar cambaleante, torcicolo e alta mortalidade. A transmissão ocorre por contato direto com aves contaminadas, mais especificamente com secreções. Evitar o contato com as aves, manuseio de animais doentes e a manutenção da limpeza do ambiente de criação são medidas de prevenção.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular