Semana do Artesão começa dia 19 com entrega de restauração e show

Você está visualizando atualmente Semana do Artesão começa dia 19 com entrega de restauração e show
  • Autor do post:
  • Post publicado:13 de março de 2023

Vem aí a 15ª edição da Semana do Artesão, em Campo Grande/MS, de 19 a 26 de março de 2023, que esse ano será realizada no Círculo Militar, na Av. Afonso Pena, 107,  das 14h às 22h, com ações que proporcionam aos artesãos e às micro e pequenas empresas participantes, a ampliação do acesso ao mercado e a valorização do artesanato regional, além de realizar um intercâmbio cultural com o público do evento.

Dentro da semana do artesão serão diversas ações, uma delas é a entrega da Casa do Artesão, no dia 19 de março, que passou por uma restauração minuciosa, com investimento do Governo do Estado de R$ 2,5 milhões e será reaberta ao público com uma grande festa e show do cantor Gabriel Sater.

Outra grande ação é realizada pela Assembleia Legislativa do Estado, no dia 21 de março, 19h acontece a entrega da medalha “Conceição dos Bugres” à artesãos homenageados pelos parlamentares.

O artesanato do Mato Grosso do Sul retrata costumes, tradições e demais referências culturais do estado. É produzido, em grande parte, com matérias primas locais, manifestando a criatividade e a identidade cultural do povo sul-mato-grossense.

As peças artesanais trazem à tona temas referentes ao Pantanal; às populações indígenas; ao intercâmbio cultural favorecido pelas divisas, pelas fronteiras com Paraguai e Bolívia, além do movimento migratório oriundo de várias partes do país e do mundo.

Em 2023, além da participação de 8 etnias indígenas do MS, haverá exposição de artesanato de 8 municípios do interior.

Este ano a edição homenageia três artesãs Beatriz Barros, Lucimar Maldonado e Leslie Bassi Gaffuri com grande contribuição para o artesanato de MS com peças comercializadas em diversas feiras nacionais e internacionais.

Durante a semana serão oferecidas oficinas de artesanato para a população com inscrição gratuita, aulas de modelagem em argila, macramê, trançado de fibras naturais e oficina de cerâmica para crianças em breve estarão com inscrições abertas para o público.

Para o diretor presidente da Fundação de Cultura de MS, Max Freitas, “a semana do artesão é uma das mais importantes para nossa cultural e iniciar ela com a entrega da Casa do Artesão, shows, oficinas e ações para o público mostra que o artesanato é uma força motriz de geração de renda, empregos e história para nossa gente”.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular