1ª pesquisa IPR para prefeitura mostra ampla vantagem de Paulo Duarte em Corumbá

  • Autor do post:
  • Post publicado:20 de fevereiro de 2023

Corumbá (MS)- Faltando quase dois anos para as eleições municipais, o jornal Correio do Estado, divulgou nesta segunda-feira, 20 de fevereiro, a primeira pesquisa encomendada junto ao Instituto de Pesquisa Resultado (IPR), que mostra o resultado das intenções de voto para prefeito de Corumbá.

De acordo com o instituto, se as eleições ocorressem agora, o ex-prefeito e ex-deputado Paulo Duarte, venceria com folga a disputa para prefeitura municipal.

Duarte que está em vias de reassumir o mandato parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado, aparece com 36,48% dos votos. Logo em seguida com diferença superior a 16%, aparece Dr. Gabriel, com 20,20% e a ex-deputada federal Bia Cavassa com 19,54%.

060203a 2

Luiz Antônio (Pardal) pretenso candidato apoiado pelo atual prefeito Marcelo Iunes, aparece, segundo os dados da IPR, apenas na quarta colocação e com apenas 3,91% dos votos.

A pesquisa mostra ainda outros dois nomes que foram mencionados pelo eleitorado, o presidente do poder legislativo Bira com 2,28% e do vereador Luciano Costa com 1,95%. Não souberam ou não quiseram responder 15,64% dos entrevistados.

De acordo com o IPR, a maioria, 28% dos eleitores, não rejeita nenhum candidato, enquanto 12,38% não votariam de jeito nenhum em Bia, 11,73% em Bira e Duarte, 8,47% em Luciano, 8,14% no Pardal, 2,93% em Dr. Gabriel e 7,7% em todos.

060203a2

O IPR perguntou aos entrevistados quais seriam os principais problemas enfrentados pela população na cidade.

Com 34,85% dos votos a saúde pública lidera a lista. A falta de médicos, medicamentos e até mesmo insumos básicos dentro das unidades de saúde do município é o reflexo da insatisfação popular.

Em segundo lugar, aparece a falta de asfalto com 20,20%, em seguida falta de geração de emprego, com 17,59%, falta de segurança pública, com 10,42%, falta de saneamento básico, com 6,84%, falta de coleta de lixo e de educação, com 3,26%, falta de vagas em creches, com 1,95%, falta de habitação, com 1,30%, e falta de lazer, com 0,33%.

Avaliação

De acordo com diretor do IPR, Aruaque Fressato Barbosa, a pesquisa realizada em Corumbá, com 307 entrevistas, mostra que o ex-deputado estadual Paulo Duarte, que já foi prefeito de Corumbá, aparece muito bem em relação ao segundo e ao terceiro colocados, que são, respectivamente, o Dr. Gabriel, que teve 20,20%, e Bia Cavassa, com 19,54%, tecnicamente empatados.

“Se não for nenhum desses três possíveis pré-candidatos que o prefeito Marcelo Iunes for apoiar, ele terá problemas para fazer um sucessor, porque eles estão muito à frente dos demais nomes apresentados”, avaliou.

Denúncias de Corrupção

Denuncias de corrupção, compra de votos e investigações já apuradas pela Polícia Federal, mas que estão emperradas na justiça, são o “calcanhar de Aquiles” da atual administração que vê, no resultado da pesquisa, a grande dificuldade que Marcelo Iunes terá para emplacar um sucessor.

pF casa iunes
Polícia Federal faz ação na casa do prefeito

A exemplo do que ocorreu com sua cunhada Glaucia Iunes, quando colocou todo aparato da maquina municipal a disposição na tentativa de conseguir uma vaga na Assembleia Legislativa, a medida está se mostrando insuficiente para angariar votos para seus apadrinhados.

A última cartada de Iunes, é utilizar o maior evento cultural do estado para tentar evidenciar o nome do atual secretário de governo. Com cartazes colado em praticamente todos os trios elétricos autorizados pelo município para participar do carnaval e o inacreditável “Apoio Cultural” estampado em camisas distribuídas em todas as baterias de escolas de samba (que recebem verba municipal), tem o nítido objetivo de fazer com que o “apagado” nome do fiel escudeiro ganhe um pouco mais de visibilidade dentro do município.

  • APOIO PARDAL
  • APOIO PARDAL2

Isolamento político

Outro fator que pesa contra Marcelo Iunes na sua empreitada para fazer um sucessor em Corumbá, é a falta de prestígio político.

Isolado e sem fortes aliados no estado, Iunes não teve bom relacionamento com representantes da Cidade Branca na bancada estadual e federal. Com as denúncias de corrupção em seu governo, a preferência na distribuição de emendas para cidade se focou em instituições que prestam serviço de apoio aos munícipes.

A falta de confiança na utilização dos recursos públicos feito pelo atual chefe do executivo teria sido um fator determinante para decisão dos parlamentares.

Outra prova do desprestígio de Iunes é visível com a ausência de nomes que antes eram figuras carimbadas no carnaval de Corumbá.

Deputados, senadores e o próprio governador do Estado, que marcavam presença na maior festa carnavalesca do estado, preferiram outros destinos. As poucas autoridades presentes no evento, também preferiram não vincular a sua imagem ao chefe do poder executivo. O próprio secretário estadual de cultura de Mato Grosso do Sul, abriu mão do conforto do camarote, destinado as autoridades, para acompanhar a passagem dos blocos, junto aos ex-deputados Paulo Duarte e Bia Cavassa, que prestigiaram a folia de momo mais próximos da arquibancada.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular