Bola saiu ou não saiu no gol do Japão? VAR e chip decidiram a jogada

Você está visualizando atualmente Bola saiu ou não saiu no gol do Japão? VAR e chip decidiram a jogada
Momento em que o jogador Mitoma, do Japão, toca a bola, que está quase saindo de campo - Jennifer Lorenzini/Reuters
  • Autor do post:
  • Post publicado:2 de dezembro de 2022

O Japão fez história na Copa do Mundo do Qatar ao derrotar a favorita Espanha por 2 a 1 nesta quinta-feira (1º) e garantir o primeiro lugar do Grupo E, além de confirmar a eliminação da Alemanha.

Para que isso ocorresse, um lance em especial foi decisivo: a intervenção do VAR (árbitro de vídeo) no lance do gol da virada japonesa, aos 5 min do segundo tempo, apenas três minutos depois do primeiro gol.

Em contra-ataque, a bola foi cruzada na área pela direita, passou por todo mundo e, na risca da linha de fundo, foi tocada para trás por Mitomo. Na pequena área, Tanaka tocou para a rede e saiu para comemorar.

Publicidade

99

Inicialmente, o árbitro sul-africano Victor Gomes anotou o impedimento, mas logo em seguida o VAR o notificou e, após alguns minutos, determinou que a bola não havia saído do campo e, portanto, o gol era legal.

Na transmissão da TV, não dava para perceber se a bola realmente havia saído, mas a tecnologia do VAR atuou para tirar a dúvida. Essa questão foi destacada no site da Fifa.

“Nas Copas do Mundo de outrora, isso teria sido o fim. Mas vivemos na era do VAR e isso foi uma bênção para quem vê a tecnologia como uma força do bem. As imagens em câmera lenta revelaram que Mitoma havia chutado a bola antes que ela completasse sua rotação para a lateral”, explicou o texto no site da entidade máxima do futebol.

O árbitro de vídeo usou a imagem 3D criada pela câmeras conectadas ao sistema (no mínimo 12 por estádio) e o sensor da bola para medir o momento em que Mitoma a tocou. Assim, foi possível avaliar a posição exata da bola no campo.

Mitoma cruza no momento crucial para o segundo gol japonês sobre a Espanha; após análise, o VAR determinou que a bola não saiu totalmente de campo – Giuseppe Cacace/AFP

Segundo a Fifa, essa avaliação mostrou que a redonda não saiu totalmente do campo de jogo, o que validou o gol.

Se a bola estivesse na linha do gol, o sensor dentro dela avisaria automaticamente o árbitro se ela cruzasse a linha totalmente, uma vez que há sensores também nas traves.

A regra número 9 do futebol prevê que a bola só está fora do campo quando ela ultrapassa totalmente as linhas externas pelo chão ou pelo ar.

As câmeras do VAR também servem para rastrear a posição de cada jogador em campo, além de localizar 29 possíveis pontos de contato do corpo com a bola. Essa tecnologia só é utilizada quando o atleta em impedimento tocar a bola. Nos demais lances, como na interferência na área do goleiro, por exemplo, a definição é do árbitro.

Tecnologia semiautomática do impedimento

Novo sistema para detectar a posição da bola e dos 22 jogadores deve melhorar o desempenho do VAR na Copa.

Imagem do WhatsApp de 2022 12 02 as 10.07.31
Imagem do WhatsApp de 2022 12 02 as 10.09.07
Imagem do WhatsApp de 2022 12 02 as 10.10.49