“Escola da Autoria” de MS é modelo de gestão em todo Brasil

Você está visualizando atualmente “Escola da Autoria” de MS é modelo de gestão em todo Brasil
A tarde de formação ocorreu na Escola da Autoria Júlia Gonçalves Passarinho e contou com a participação de cerca de 20 estudantes acolhedores.
  • Autor do post:
  • Post publicado:1 de novembro de 2022

Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (SED), implantou em 2016, de forma pioneira em todo Brasil, a oferta nas unidades da Rede Estadual de Ensino, do ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”.

WhatsApp Image 2022 11 01 at 09.06.06
EE Clarinda Mendes, que passou ao ensino em tempo integral, recebeu reforma geral este ano

A proposta pedagógica da “Escola da Autoria” o estudante fortalece as práticas educativas com acolhimento, clubes de protagonismo, tutoria e liderança de turma, reflexões e discussões sobre as temáticas e sobre práticas educativas no modelo pedagógico que o irá nortear ao ensino superior e vida adulta com êxito.

Atualmente, das 348 unidades da REE, 131 escolas ofertam a proposta pedagógica integral. Hoje o programa é responsável por atender mais de 27,5 mil estudantes matriculados em 54 municípios de Mato Grosso do Sul, tornando-se modelo em todo Brasil de oferta em tempo integral. Pesquisa realizada pelo Instituto Quaest mostra que 93% dos entrevistados avaliaram positivamente a oferta de ensino integral e 83% dos pais preferem que seus filhos utilizem o modelo de ensino.

Rodrigo Ribeiro 3%C2%B0 B
Estudante Rodrigo Ribeiro, do 3° ano B

Protagonismo

Em 2022 uma das unidades da REE que iniciaram a oferta do ensino em tempo integral foi a Escola Estadual Professora Clarinda Mendes de Aquino, localizada no Jardim Petrópolis, em Campo Grande. Inicialmente, o ingresso ao sistema de ensino gerou dúvidas nos estudantes.

Foi o caso do Rodrigo Ribeiro da Costa Silva, 18 anos, que cursa o 3º ano do Ensino Médio na EE Clarinda, “comecei a estudar aqui em 2021, estava em dúvida, mas a conversa com pessoas que conheciam o modelo, me ajudou a definir a minha escolha, estranhei um pouco no começo, logo me acostumei ficar o dia todo na escola e hoje sinto falta quando não tem aula”.

WhatsApp Image 2022 11 01 at 09.26.21
Estudante Yslene Duarte Lima

A estudante Yslene Duarte Lima, 17 anos, do último ano do EM está há 3 anos na EE Clarinda de Aquino, ela sentiu a diferença do ensino regular para integral “ parece que ficamos mais importantes, a relação com os professores melhorou, a escola ficou mais acolhedora e também sinto que aprendemos mais e a disciplina projeto de vida ajuda muito, agora já começa a bater um sentimento de saudade, quando vejo que já estamos quase no final do ano”.

Ynnae Tomaz 2%C2%B0 B
Estudante Ynnaê Tomaz 2° B

Cursando o 2º ano do EM, Ynnaê Tomaz Victor, de 16 anos também sentiu a diferença com as outras unidades que já havia estudado, o contato com professores e outras disciplinas, principalmente projeto de vida, comecei a despertar o interesse pelo curso de Psicologia e a escola vai possibilitar uma visita na universidade e lá eu vou ter a oportunidade de conhecer mais sobre o curso, através do protagonismo que a escola ensina, a gente cria os nossos próprios clubes, como de música e o de salão de beleza, um espaço que eu ajudo coordenar”, enfatiza.

Giovanna Quinhones 1%C2%B0B
Estudante Giovanna Quinhones

Geovanna Quinhones, de 16 anos, está no 1º ano do EM e aprovou o ensino em tempo integral “os professores são mais próximos, uma coisa que me chamou atenção foi o acolhimento da escola e a possibilidade de a gente evoluir, não só nos estudos, mas também através das diferentes disciplinas que a escola nos oferece, como a parte diversificada”.

Daniel Oliveira professor de Historia 9%C2%B0 e EM
Professor de História Daniel Oliveira

O professor de História Daniel Oliveira menciona a preocupação da educação em tempo integral “a escola vai muito além do currículo tradicional disponibilizado, existe também uma preocupação em trabalhar a autonomia e o protagonismo dos estudantes. Com uma carga horária estendida, temos oportunidade de despertar nos alunos o interesse deles pelo aprender, disponibilizamos o contato com áreas diferentes, informações diversas e, assim, conseguem obter mais identificação com os conteúdos”.

Nilcieni Maciel professora da Parte Diversificada 9%C2%B0 e EM
Professora de Parte Diversificada, Nilcieli Maciel

Na “Escola da Autoria”  Nilcieli Maciel leciona a disciplina de Parte Diversificada, “ gosto de ressaltar a componente de intervenção comunitária, a gente sai pelo bairro, faz alguns passeios, observa alguns problemas, que são de ordem da comunidade e os alunos fazem esse diagnóstico e quando possível, eles procuram órgãos que podem solucionar esses problemas. Então é uma forma de despertar o cidadão e a relação não só da escola fechada, mas a relação dos estudantes como cidadãos e podem ser agentes transformadores dos problemas no entorno da comunidade”.

Desafio

Gestora Fabiola Silva dos Santos
Gestora Fabíola Silva dos Santos

A gestora da EE Clarinda Mendes de Aquino Fabiola Silva dos Santos fala do desafio de direcionar uma unidade em tempo integral “nós ficamos com os estudantes, trabalhamos para atendê-los ao longo de todo dia. Eles ficam mais tempo conosco do que com as próprias famílias. Buscamos realmente desempenhar e desenvolver um trabalho diferenciado e para isso precisamos estudar muito e esse é o diferencial desse modelo”.

“O tempo estendido possibilita fazer uma logística diferenciada com os administrativos de formações semanalmente para que ele realmente entenda e se conecte com o modelo, para poder realmente desempenhar suas funções e trazer um resultado diferente para a vida dos estudantes. O modelo abrange não só o cognitivo, mas realmente faz um trabalho diferenciado com relação as competências socioemocionais, com o preparo do estudante para vida adulta e mundo contemporâneo, para as competências do século XXI”, finaliza gestora.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular