Piracema começa em 05 de novembro nos rios de Mato Grosso do Sul

Você está visualizando atualmente Piracema começa em 05 de novembro nos rios de Mato Grosso do Sul
  • Autor do post:
  • Post publicado:16 de outubro de 2022

A Piracema inicia oficialmente em 5 de novembro em Mato Grosso do Sul. A partir desta data, fica proibida a pesca predatória nos rios do estado para permitir a reprodução dos peixes. A informação foi confirmada pela PMA (Polícia Militar Ambiental).

Nos rios Paraná, Paranaíba e Aporé que fazem divisa de estado, o período de defeso começa antes, em 01º de novembro. No restante de Mato Grosso do Sul, a piracema começa no dia 05.

A operação passada, a 2021/2022, contou com 325 policiais em 26 Subunidades estabelecidas em 20 municípios, além de mais 20 fiscais do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). A ação que iniciou em 05 de novembro de 2021 foi encerrada em 28 de fevereiro e apreendeu 126 kg de pescado e autuou 41 pessoas.

De acordo com a Resolução da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), (antiga Semac), Nº 02, de 4 de fevereiro de 2013, a pesca nos rios de domínio do Estado de Mato Grosso do Sul é proibida, anualmente, no período de 5 novembro a 28 de fevereiro.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular