Na sua participação no Jornal Nacional, o ex-presidente e candidato ao cargo neste ano, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse que o MST é “o maior produtor de arroz orgânico do Brasil”, ao ser questionado sobre o movimento pela âncora Renata Vasconcellos.
A fala de Lula deixou muita gente com dúvida a respeito da veracidade da informação. De acordo com o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), o MST é o maior produtor de arroz orgânico da América Latina há dez anos.
Com a produção concentrada apenas no Rio Grande do Sul, que possui as condições climáticas para o cultivo do alimento, o MST fabricou na safra de 2021/22 mais de 15 mil toneladas de arroz orgânico. Uma quantidade superior a 310 mil sacas de 50 kg produzidas pelo movimento.
Alimento se espalha pelo mundo
De acordo com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), essas sacas de arroz orgânico são vendidas para vários estados brasileiros e países do mundo. O alimento está presente na alimentação distribuída em escolas, hospitais, universidades, Institutos Federais, Forças Armadas e Exército Brasileiro.
A produção, atualmente, segundo o MST, é feita por 296 famílias divididas em 14 assentamentos presentes em 11 municípios das regiões Metropolitana, Sul, Centro-Sul e Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.
Lembrando que alimento orgânico é aquele produzido sem o uso de agrotóxicos.