Anvisa libera uso de vacina e medicamento contra a varíola dos macacos

Você está visualizando atualmente Anvisa libera uso de vacina e medicamento contra a varíola dos macacos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a liberação para uso de uma vacina contra a varíola dos macacos (monkeypox) e do medicamento Tecovirimat para o tratamento da doença.

A rápida análise do pedido de autorização da vacina feito pelo Ministério da Saúde, na terça-feira (23/8), foi realizada com os dados informados para as agências europeia (EMA) e norte-americana (FDA) de medicamentos. A dispensa de registro, no entanto, é temporária com validade de seis meses, e se aplica apenas ao Ministério da Saúde.

A vacina Jynneos/Imvanex da empresa Bavarian Nordic A/S, fabricada na Dinamarca e na Alemanha, já está aprovado nos Estados Unidos e no Canadá. O imunizante é destinado a adultos maiores de 18 anos e possui prazo de validade de 60 meses se conservado entre -60 a -40°C. Desenvolvido para a varíola tradicional, erradicada nos anos 1980, possui, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma eficácia bastante alta contra a versão atual da doença.

Já o medicamento Tecovirimat foi autorizado na forma de cápsula dura, de uso oral, com concentração de 200mg, com validade de 84 meses.

O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o país deve receber em breve o antiviral Tecovirimat. De acordo com pesquisa publicada na revista The Lancet Infectious Disease, o medicamento traz resultados bastante promissores.

Número de casos

Segundo dados do Ministério da Saúde, até a noite de quarta-feira (24), o número de casos confirmados no Brasil era de 4.144 e o número de suspeitas chegava a 4.653.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular