Caso de varíola dos macacos identificado na Bolívia coloca fronteira de MS em alerta

ponte na fronteira
Foto: Arquivo
  • Autor do post:
  • Post publicado:28 de maio de 2022

Um rapaz de 26 anos está isolado em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, com suspeita ter contraído a varíola dos macacos em viagem para a Europa. Com a suspeita, Mato Grosso do Sul está em alerta e monitora a situação.

Conforme a SES (Secretaria de Estado de Saúde), houve uma notificação do Ministério da Saúde quanto aos casos suspeitos e não confirmados em países da América do Sul.

“A SES ressalta que não há casos identificados no Brasil. O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) e a Gerência Técnica Estadual de Saúde Única de Mato Grosso do Sul emitiram comunicação de risco alertando os serviços de saúde dos 79 municípios sobre os casos de Monkeypox (varíola dos macacos) registrados em outros países”, pontuou em nota.

Por fim, disse que a Vigilância em Saúde de MS segue acompanhando os casos notificados da varíola dos macacos junto ao Ministério da Saúde.

Na região que faz fronteira com a Bolívia, a cidade de Corumbá também está cautelosa com a suspeita. O secretário de Saúde Municipal, Rogério Leite, disse que a cidade acompanha a situação.

“Trata-se de um jovem, isolado em Santa Cruz de La Sierra, que está fazendo todos os testes para descarte em relação às doenças infectocontagiosas, para que assim seja feito o descarte [da varíola dos macacos]. Da mesma forma que trabalhamos na pandemia, estaremos 24h atentos”, disse.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular