Vereador pede implantação de Unidade de Referência para atender ribeirinhos

Você está visualizando atualmente Vereador pede implantação de Unidade de Referência para atender ribeirinhos
  • Autor do post:
  • Post publicado:11 de maio de 2022

A implantação de uma Unidade de Referência em Saúde é o que está buscando o vereador Marcelo Araújo junto à Prefeitura de Corumbá, para atender a comunidade ribeirinha residente no Pantanal Corumbaense que necessita de um atendimento diferenciado, como forma de agilizar as demandas.

A sugestão foi apresentada na sessão ordinária desta, terça-feira, 10, por meio de requerimento em regime de urgência especial direcionado ao secretário Rogério dos Santos Leite, de Saúde.

Ele explicou que esta Unidade de Referência é de extrema importância para a população ribeirinha que, hoje, encontra dificuldades de acesso ao serviços de Saúde Pública.

“São pessoas que moram em regiões distantes, de difícil acesso, e que quando necessitam dos serviços de saúde, são obrigados a percorrer longas distâncias até a região urbana, para marcar consultas ou mesmo exames, o que implica em despesas com viagens e estadia na cidade”, afirmou.

Marcelo lembrou que, muitas vezes, o atendimento não é imediato, e estas pessoas são obrigadas a retornar em outra data, conforme agendamento das consultas ou exames médicos.

“Com a Unidade de Referência, o agendamento das consultas e dos exames seria por telefone, e os pacientes viriam para a cidade na data certa, reduzindo as despesas com viagens”, afirmou, lembrando que na cidade, a Prefeitura teria uma equipe para atender os ribeirinhos e até mesmo as pessoas que residem em regiões distantes, na zona rural.

Homenagem

Também durante sessão da Câmara, o vereador teve aprovado por unanimidade, um requerimento em que presta homenagem com Moção de Congratulação ao dr. Juliano Fernandes de Barros, pelos relevantes serviços prestados aos ribeirinhos pantaneiros, por mais de oito na os, como dentista da Saúde da Família, por meio do Programa Povo das Águas.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular