Atriz Françoise Forton morre, aos 64 anos, no Rio de Janeiro

Você está visualizando atualmente Atriz Françoise Forton morre, aos 64 anos, no Rio de Janeiro
Artista lutava contra um câncer pela segunda vez - (crédito: Montenegro & Raman/Divulgacao)
  • Autor do post:
  • Post publicado:17 de janeiro de 2022

Morreu neste domingo (16/1) a atriz Françoise Forton. Ela estava internada há quatro meses na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, para tratar de um câncer. A informação foi divulgada pelo colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo.

Em 1989, quando gravava a novela Tieta, Françoise já tinha sido diagnosticada com outro tumor. Naquela época, ela recebeu tratamento para um câncer no útero. A atriz deixa o filho, Guilherme Forton Viotti, fruto do primeiro casamento com o físico Ênio Viotti, o marido, Eduardo Barata, e duas enteadas, Maria Eduarda e Maria Antônia.

Conhecida por atuar na TV em mais de 40 novelas, a artista fez sua última aparição na TV em 2019 na novela Amor sem Igual, da Record. Em 2018 o público pode assistir Françoise no filme Coração de Cowboy. Na Globo, são muitos os trabalhos memoráveis da artista, como a já citada participação em Tieta, além de Meu Bem, Meu Mal, Perigosas Peruas, Quatro por Quatro e O Clone.

” Fiz balé com a Norma Lillia, que foi madrinha do meu primeiro casamento. Estudei canto coral na UnB. Tudo começou em Brasília”
Françoise Forton

Forte relação com Brasília

Carioca de nascimento, François pertence à geração de artistas que desenvolveu uma ligação com o Distrito Federal quando a capital do Brasil foi transferida para lá.

“Comecei a fazer teatro amador com o Teatro Equipe de Brasília, do diretor Donato Donati. Eu tinha 7 anos e a gente fazia na Escola Parque teatro infantil e também um auto de Natal nas cidades satélites. Na Festa dos Estados, eu desfilava pela barraca de Brasília. Mas nunca fui modelo ou manequim, sempre fui atriz. Essa vontade começou em Brasília. Fiz balé com a Norma Lillia, que foi madrinha do meu primeiro casamento. Estudei canto coral na UnB. Tudo começou em Brasília”, contou.

Françoise lembrou como a relação com a cidade foi importante para o começo de sua vida artística. “Meu primeiro filme foi um curta para a BBC de Londres chamado Françoise dream, que era eu meio que bailando por Brasília para mostrar a cidade. Eu sou fruto da Brasília de uma época em que a cultura fervilhava e ainda fervilha. Mas, na minha época, tivemos muitos privilégios, como ver o Teatro Bolshoi na Concha Acústica, narrou.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular