Mato Grosso do Sul receberá 237 mil doses de vacina pediátrica contra a Covid-19, para imunização de crianças de 5 a 11 anos, produzidas pela empresa Pfizer.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, o Ministério da Saúde deve enviar o lote no dia 13 de janeiro.
Se a remessa chegar na data prevista, a imunização das crianças será iniciada na sexta-feira (14), em Campo Grande.
Já no interior, a vacinação deve começar no sábado, dia 15.
O calendário e o esquema de como vai funcionar a vacinação do público infantil ainda não foram divulgadas.
Antecipação
Nesta segunda-feira (10), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse ter conseguido antecipar a chegada de 600 mil doses de vacinas infantis da Pfizer para janeiro.
Assim, a previsão de entrega para este mês passou de 3,7 milhões para 4,3 milhões.
“Conseguimos antecipar com a Pfizer mais 600 mil doses da vacina pediátrica agora no mês de janeiro. Então serão 4,3 milhões de doses de vacina”, informou
Segundo ele, o trâmite para aquisição e distribuição de vacinas no país é satisfatório, se comparado a outros países.
“A indústria farmacêutica só pode deflagrar produção de doses após o aval da agência regulatória [Anvisa]. Então doses não aprovadas pela agência regulatória não podem adentrar no país, sob pena de caracterizar até mesmo crime sanitário”, argumentou o ministro.
Ao todo, o Governo Federal já encomendou mais de 20 milhões de vacinas pediátricas da Pfizer para o primeiro trimestre deste ano. Com a antecipação para janeiro, a entrega de vacinas Covid-19 nos três primeiros meses do ano está prevista da seguinte forma:
- Janeiro: 4.314.000
- Fevereiro: 7.272.000
- Março: 8.418.000