Em MS crianças devem iniciar vacinação contra covid na próxima semana

Você está visualizando atualmente Em MS crianças devem iniciar vacinação contra covid na próxima semana

A vacinação de crianças de cinco a 11 anos deve começar no sábado da próxima semana, dia 15 de janeiro, em Mato Grosso do Sul, de acordo com a SES (Secretaria Estadual de Saúde). O assessor militar da pasta, coronel Marcello Fraiha, explicou que a estimativa depende em não haver imprevistos no cronograma. A reportagem é do Campo Grande News.

“Estamos aptos para iniciar essa aplicação das doses no dia subsequente à chegada. Elas chegam, são distribuídas nos municípios, provavelmente, se tudo der certo, no dia 14, e no dia subsequente, temos capacidade de iniciar. Isso, caso a nossa logística não tenha nenhum tipo de atraso”.

Segundo ele, as doses serão enviadas pelo Ministério da Saúde em 13 de janeiro, encaminhadas às cidades no dia seguinte, e no primeiro dia do fim de semana, deverá acontecer o início da campanha.

“As doses chegarão no Brasil provavelmente no dia 13 de janeiro de 2022. Se a logística não ocorrer atrasos, as doses chegarão aos estados no dia 14 e o Mato Grosso do Sul estará pronto, em condições de iniciar a vacinação, imediatamente, dessas crianças”, disse Fraiha em vídeo encaminhado nesta manhã.

Ele explica há cerca de 301 mil crianças nesta faixa etária no Estado. Dessas, 13,2 mil são indígenas, um dos grupos que deverão ser priorizados. “É um dos principais grupos que estava faltando para serem imunizados”.

“Recomendamos a todos aqueles que não se vacinaram, para tomar a primeira dose, e os que tomara, façam a segunda ou dose de reforço, caso esteja previsto para todos os grupos. A vacina contra a covid é a nossa melhor arma contra essa doença”, finaliza.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o uso de tais imunizantes desde meados de dezembro. Atualmente, somente indivíduos acima de 12 anos podem se vacinar contra o coronavírus. As novas doses infantis – para cinco a 11 anos -, terão dosagem diferente das demais.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular