Moro pode concorrer ao Senado se não decolar nas pesquisas até fevereiro, diz site

Você está visualizando atualmente Moro pode concorrer ao Senado se não decolar nas pesquisas até fevereiro, diz site
Moro ordenou fechamento de fronteiras Imagem: Jarbas Oliveira/Estadão Conteúdo
  • Autor do post:
  • Post publicado:3 de janeiro de 2022

O ex-juiz Sergio Moro pode disputar uma vaga para o Senado caso não chegue a ao menos 15% de intenções de voto nas pesquisas eleitorais para a Presidência até fevereiro. Atualmente, Moro conta com aproximadamente 9% das intenções de voto.

De acordo com a colunista Carolina Brígido, do Uol, interlocutores do ex-ministro da Justiça afirmam que Moro vai abandonar a intenção de concorrer à Presidência caso o desempenho nas pesquisas não melhore. Ainda segundo o Uol, a ideia de tentar disputar o Senado teria surgido após o ministro Bruno Dantas, do TCU (Tribunal de Contas da União), mandar a consultoria americana Alvarez & Marsal revelar os serviços prestados e os valores pagos a Moro.

Em nota ao Uol, Moro afirmou que é “pré-candidato à Presidência, não ao Senado”. “Não tenho receio de qualquer investigação, muito menos a de Ministro do TCU sobre fato inexistente”, ressaltou na nota.

Investigação do TCU

Em 2020, Moro foi contratado para trabalhar na Alvarez & Marsal após deixar o cargo de ministro da Justiça, do governo de Jair Bolsonaro. O escritório é o mesmo que atuou como administrador judicial da Odebrecht, empreiteira investigada pela Lava Jato.

Em fevereiro do ano passado, o ministro Bruno Dantas deu o primeiro passo em uma apuração preliminar sobre a contratação do ex-ministro. Dantas pediu a juntada de toda a documentação relacionada ao processo de escolha da multinacional como administradora da recuperação judicial da Odebrecht.

A decisão atende a um pedido apresentado pelo subprocurador-geral junto ao Tribunal de Contas da União, Lucas Rocha Furtado, que colocou sob suspeita a entrada de Moro como sócio da empresa de consultoria. Isso porque o ex-juiz federal da Operação Lava Jato atuou em ações penais contra sócios e executivos da empreiteira e na homologação de acordo de leniência da construtora.

Para o ministro, é preciso analisar se houve “conflito de interesses” na contratação de Moro. Ainda conforme a colunista Carolina Brígido, interlocutores de Moro acreditam que, neste primeiro momento, a suspeita levantada contra Moro tem muito mais consequência política do que jurídica.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular