IHP lança primeira etapa do Memorial do Homem Pantaneiro

You are currently viewing IHP lança primeira etapa do Memorial do Homem Pantaneiro
  • Post author:

O IHP (Instituto Homem Pantaneiro) lança, na segunda-feira (20), a 1ª etapa do Memorial do Homem Pantaneiro, na Casa Vasquez e Filhos, em Corumbá. O Memorial do Homem Pantanal nasce para estimular a tomada de consciência da existência e dos significados da cultura material e imaterial produzida pelo homem pantaneiro.

PUBLICIDADE

De acordo com o presidente do IHP, coronel  Ângelo Rabelo, o espaço nasce com a missão de estudar, divulgar e salvaguardar a memória e a cultura da gente pantaneira.

“Falamos muito sobre a preservação e conservação do Pantanal, mas tudo isso só é possível graças aos pantaneiros. Eles são os primeiros guardiões deste bioma tão único e importante para o mundo. São eles quem lutam silenciosamente pelo Pantanal e também sofrem as consequências dos desequilíbrios provocados pela humanidade. E a cultura da mulher e do homem pantaneiro é única e deve ser preservada, estudada, pesquisada”, afirma.

PUBLICIDADE

A intenção é que o memorial seja o primeiro passo para aprofundar o conhecimento sobre a gente pantaneira desde as suas origens. “Só assim, vamos conseguir divulgar uma imagem correta, atualizada e sem preconceitos dessa sociedade junto a variados públicos”, lembra Rabelo.

A reforma do Memorial está sendo possível graças à Lei de Incentivo à Cultura, por meio da Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania.

Casa Vasquez e Filhos

O Memorial do Homem Pantaneiro fica na Casa Vasquez e Filhos, o prédio mais imponente de Corumbá. Construído em 1909 pelo arquiteto italiano Martino Santa Lucci, o espaço foi restaurado em 2006 pelo Programa Monumenta. O casarão é tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 1992.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
gif grillinkl