Ano deve terminar com chuvas irregulares em Mato Grosso do Sul

Clima & Tempo
  • Autor do post:
  • Post publicado:17 de dezembro de 2021

Os últimos dias de dezembro, incluindo as festividades de Natal e Ano Novo devem ser marcados por chuvas irregulares em Mato Grosso do Sul. A tendência é que a próxima semana tenha acumulados maiores que a última de 2021. 

Até a próxima sexta-feira (24) existe a probabilidade de chuvas de moderada a forte intensidade e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. São esperados acumulados de chuva entre 5 a 175 milímetros para o Estado.  

Fatores como, a convergência de umidade, a atuação de um sistema frontal oceânico, a passagem de cavados em médios níveis e o aquecimento diurno, contribuem para as instabilidades que devem afetar principalmente as regiões pantaneira, centro norte e leste. 

Para o período que vai do dia 24 ao primeiro dia de 2022, há probabilidade de chuvas de moderada a forte com tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, abrange as regiões pantaneira, nordeste e centro-norte do estado. Os acumulados estimados são menores, podendo ficar entre 40 a 90 milímetros. 

A previsão estendida divulgada pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, foi elaborada pela coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes, com base nos acumulados de precipitação do modelo GFS (Global Forecast System) ou Sistema de Previsão Global. Vale ressaltar a importância de acompanhar as atualizações das previsões semanais. 

tempo dia 17 chuvas

Final de semana

Ao longo do final de semana o tempo deve permanecer instável em Mato Grosso do Sul. Diversos sistemas contribuem para a manutenção de chuvas que podem ocorrer de moderada a forte intensidade com tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento que podem atingir até 70 km/h devido a convergência de umidade, aliado a atuação de um sistema frontal oceânico e a passagens de cavados em médios níveis e ao aquecimento diurno.

De acordo com o Cemtec, a porção norte das regiões centro norte, pantaneira e leste do Estado estão no foco das instabilidades que podem registrar acumulados significativos de chuvas entre 50 a 100 milímetros. 

Nesta sexta-feira (17) o tempo segue nublado a parcialmente nublado em todas as áreas de Mato Grosso do Sul. O sol aparece entre nuvens nos municípios da parte sudoeste do Estado. Nas demais áreas a tendência é de chuva. São esperadas temperaturas entre 22°C a 37°C para este dia. 

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular