Corumbá (MS)- O que era para ser um dos cartões postais de Corumbá, símbolo da resistência e cenário histórico no episódio que ficou conhecido como a “Retomada de Corumbá”, na verdade reflete o completo abandono do poder público e desleixo da atual administração pública com a cidade de Corumbá.
Há mais de uma semana, moradores da região central da cidade e cidadãos que precisam passar pela histórica Praça da República, localizada bem no coração da cidade, relatam o medo e a situação precária com a falta de iluminação em toda praça.
A situação ocorreu após a fiação de energia ser completamente furtada. Apesar do município se vangloriar de possuir um efetivo de servidores que compõe a Guarda Municipal, responsável em tese, pelo zelo e proteção do patrimônio público, moradores tanto da região central como dos bairros da cidade, descrevem uma sensação de abandono nos espaços que deveriam ser monitorados e guardados pelo setor responsável.
A situação não é novidade para quem precisa passar pela Praça da República, já que frequentar o espaço, é algo que poucos ou quase ninguém se aventura.
O local se tornou ponto de encontro de usuários de drogas e moradores de rua que passam o dia consumindo bebida alcoólica.
A presença de pessoas condenadas pela justiça e cumprem pena no regime de monitoramento eletrônico também é constante e acaba afastando as famílias. A falta de iluminação e principalmente de segurança, faz com que o local seja usado como ponto de uso de drogas e álcool, moradia de desabrigados e até motel.
Descaso não é de hoje
O abandono do espaço histórico, não é novidade. Em fevereiro de 2020, a reportagem do Folha MS denunciou a exposição de crianças ao risco de morte, pela exposição da fiação elétrica energizada existente no chão da praça, sem nenhuma proteção.
Já em maio deste ano, a falta de zelo e o estado lamentável do espaço, com acumulo de sujeira, lixo e até fezes humana, nem de longe lembrava um dos poucos patrimônios de Corumbá que foi contemplado com recursos do PAC Cidades Históricas e totalmente restaurado.
Praça do Grêmio
No Beira Rio, outra prova do descaso e desleixo com a coisa pública pode ser comprovada com uma simples visita ao local conhecido como “Praça do Grêmio”.
O espaço que há alguns anos chegou a ser fechado para uma suposta reforma, encontra-se completamente abandonado e sem nenhum indício de que tenha recebido qualquer intervenção.
Sem bancos ou brinquedos, o espaço não tem a mínima condição de ser frequentado pela população e recentemente também teve a fiação do padrão de energia furtados, deixando o espaço na completa escuridão.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Corumbá, solicitando um posicionamento sobre a situação das praças, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.