STF nega transferência de Adélio Bispo da Penitenciária Federal de Campo Grande

Você está visualizando atualmente STF nega transferência de Adélio Bispo da Penitenciária Federal de Campo Grande
Adélio Bispo está preso na Penitenciária Federal de Campo Grande desde setembro de 2018 - Foto: Arquivo / Correio do Estado

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, manteve decisão que determinou a permanência de Adélio Bispo na Penitenciária Federal de Campo Grande.

Adélio esfaqueou o presidente Jair Bolsonaro na campanha presidencial de 2018 e a Justiça de Minas Gerais concluiu que ele tem Transtorno Delirante Persistente.

Em dezembro do ano passado, o relator do habeas corpus, ministro Nunes Marques, negou o pedido de transferência.

A Defensoria Pública da União (DPU) pedia que Adélio fosse enviado do Sistema Penitenciário Federal para um hospital de custódia e tratamento psiquiátrico ou outro estabelecimento adequado no estado de Minas Gerais.

No habeas corpus, a defesa questionava decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que, em agosto de 2020, decidiu pela permanência de Adélio em Campo Grande por falta de segurança e estrutura na cidade mineira de Juiz de Fora.

A decisão foi tomada em julgamento sobre o conflito de competência entre duas jurisdições. 

Enquanto a 5ª Vara Federal Criminal de Campo Grande pedia que Adélio fosse mandado de volta a Minas Gerais, onde aconteceu o atentado e correu o processo, a Justiça mineira alegou falta de vagas no Hospital Psiquiátrico Judiciário Jorge Vaz, o único no Estado.  

Na ocasião, ministros do STJ entenderam que o hospital de Minas Gerais estava superlotado e colocaria em risco a segurança de Adélio e da sociedade.

A defesa recorreu ao STF, sustentando que a decisão do STJ contrariava artigo do Código Penal, que determina que em regra, a internação deve ser cumprida em hospital de custódia e tratamento psiquiátrico.  

Contudo, o ministro Nunes Marques observou que, se não houver esse tipo de local ou se não houver vaga, a medida poderá ser cumprida em outro estabelecimento adequado.  

Ainda de acordo com o relator, segundo informações do sistema penitenciário, Adélio recebe, atualmente, tratamento em conformidade com a lei.

Antes da decisão, o Procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou ofício ao Supremo Tribunal Federal (STF) defendendo que Adélio Bispo de Oliveira permanecesse no Presídio Federal de Campo Grande, devido a periculosidade dele.

Novamente, a defesa apresentou outro recurso, que também foi rejeitado pela 2ª Turma do STF, que manteve a decisão de Nunes Marques.

Desta forma, Adélio Bispo permanecerá preso na Penitenciária Federal de Campo Grande.

Inimputável

Em maio de 2019, após a realização de laudos periciais oficiais, o juiz do processo criminal concluiu que Adélio é inimputável, ou seja, de acordo com as leis penais, não pode ser responsabilizado criminalmente por seus atos. 

De acordo com a perícia, o acusado é portador de transtorno delirante persistente.

No dia 14 de junho do mesmo ano, o juiz Bruno Savino, da 3ª Vara da Justiça Federal em Juiz de Fora (MG), absolveu Adélio Bispo do atentado contra o presidente Jair Bolsonaro.  

Na sentença, o juiz aplicou a figura jurídica da “absolvição imprópria”, na qual uma pessoa não pode ser condenada. 

Como, no caso de Adélio, ficou constatado que ele é inimputável, não poderia ser punido por ter doença mental.

A prisão foi convertida em internação em manicômio judiciário por tempo indeterminado. Por conta da periculosidade do acusado e da falta de vagas em hospital apropriado, ele permanecerá no presídio federal de Campo Grande.

No dia 16 de julho de 2019, a justiça informou que não cabe mais nenhum recurso da decisão. 

A sentença transitou em julgado no dia 12 de julho de 2019, ou seja, o processo foi encerrado. Bolsonaro e o MPF não recorreram.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular