Governo atende solicitação de Evander e deve iniciar construção da estrada em Porto Esperança

Você está visualizando atualmente Governo atende solicitação de Evander e deve iniciar construção da estrada em Porto Esperança
Nova estrada terá pista acima do nível histórico das cheias neste trecho do Pantanal, entre a BR-262 e a comunidade ribeirinha
  • Autor do post:
  • Post publicado:3 de agosto de 2021


Corumbá (MS)- Uma nova perspectiva de vida. É assim que moradores do distrito centenário de Porto Esperança, localizado a 70 quilômetros da área urbana de Corumbá, avaliam o anúncio da construção da tão sonhada Estrada que irá tirar a comunidade do isolamento.

O movimento em prol da construção de uma via alternativa de acesso para comunidade, começou a ganhar corpo em 2012, quando o então vereador Evander Vendramini, atualmente Deputado Estadual pelo Progressistas, passou a defender que a ampliação do acesso ao distrito, favoreceria aos moradores, concedendo maior amplitude no acesso a serviços básicos como também traria uma ampliação do turismo e econômica na região.

Quase uma década depois, o sonho da comunidade está prestes a se tornar realidade. Já licitada e com empresa contratada, a estrada que irá ligar o centro comunitário do distrito à BR-262 deve ter as obras iniciadas ainda no mês de agosto.

O acesso irá reduzir não só o tempo de viagem à comunidade como principalmente o custo, hoje estipulado em aproximadamente R$ 120 reais por pessoa. O trajeto em tempo de cheia é realizado apenas por meio fluvial até a ponte sobre o Rio Paraguai e posteriormente por via terrestre.

Nesta semana, a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) enviou ao município o termo de comprometimento para que a gestão municipal se comprometa, ao término das obras, da responsabilidade de manutenção da estrada.

ponte
Pontes serão construídas para garantir acesso à comunidade

Além da estrada, duas pontes de concreto irão garantir a trafegabilidade durante todo o ano. Uma delas será construída na Vazante da Margarida e a outra sobre o Córrego Mutum. Já a estrada, terá 10 quilômetros de extensão, a partir do trevo da BR-262 até o centro comunitário.

É mais uma obra emblemática do governo para Corumbá e o Pantanal, beneficiando diretamente uma população sofrida, onde as pessoas são privadas do direito de ir e vir e vivem num lugar sem perspectivas de crescimento. O governador Reinaldo Azambuja assumiu o compromisso e o acesso em breve se tornará uma realidade”, disse o deputado estadual Evander Vendramini, quando do lançamento do projeto.

Reconhecimento

O trabalho parlamentar do Deputado Evander Vendramini tem recebido o reconhecimento da comunidade local. Não somente pela articulação junto ao governo estadual para construção da estrada como também por outras conquistas alcançadas pelos moradores ao longo deste período.

Para José Domingos, um dos líderes comunitários do distrito, o trabalho do Deputado foi fundamental para melhoria na qualidade de vida de quem vivem em Porto Esperança.

Não é de hoje que o Deputado Evander Vendramini praticamente adotou a causa de nós moradores de Porto Esperança. Se hoje temos água tratada de qualidade saindo nas torneiras, se temos a expectativa de enfim termos acesso por terra, todos tem a convicção de que o deputado esteve presente em todas essas ações, até quando uma empresa cercou nossas casas e dizia que a terra era deles, foi o Evander quem saiu em defesa de nós moradores”, disse.

Domingos acrescenta que por 10 anos, Evander foi o único que de fato se empenhou para que Porto Esperança recebesse a atenção que merece.

“Agora, muitos já começaram a aparecer dizendo que se empenharam e até que fizeram alguma coisa por nós moradores, mas o povo sabe quem é de verdade e quem é de mentira. A respeito da publicação que foi feita na rede social do Sr. Prefeito Marcelo Iunes, com todo respeito eu desminto, ele nunca lutou por nada aqui, foi presidente da câmara e nunca fez nada por Porto Esperança, se alguma coisa está acontecendo de bom para nós moradores, devemos ao Deputado Evander e ao Governador Reinaldo Azambuja”, concluiu.

Água Tratada

A obra realizada pelo Governo do Estado através de investimentos na ordem de R$ 464.193,60 por meio da Sanesul, garante água de qualidade suficiente para atender cerca de 130 moradores que vivem na região pantaneira.

A estação de tratamento também foi objetivo de requerimentos e solicitações realizadas pelo Deputado Estadual Evander Vendramini (Progressistas), desde a época em que era vereador no município de Corumbá.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 2021_04_01_03_10_00_37c3f30b-9aed-4e8f-bfe1-b27d5a5d5a46.jpg
Evander em visita à estação de tratamento de água em Porto Esperança

Há dois meses, o parlamentar verificou in loco a instalação da Estação de Tratamento de Água (ETA), conversou com a comunidade anunciando também o lançamento de edital para instalação da via que irá ligar a comunidade com a BR-262.

A inauguração oficial está prevista para ocorrer no próximo dia 10 de agosto, com a presença de representantes do governo estadual que deverá também fazer o lançamento oficial da obra de acesso ao distrito.

A comunidade de Porto Esperança é histórica para Corumbá. Começou a ser formada em 1912, com a chegada dos trilhos da antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB) às barrancas do Rio Paraguai. A economia local é baseada na pesca, turismo e ecoturismo.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular