Secretário estadual de saúde acompanha abertura da vacinação em massa em Corumbá

Você está visualizando atualmente Secretário estadual de saúde acompanha abertura da vacinação em massa em Corumbá
Secretário Estadual de Saúde acompanha início da vacinação em Corumbá / Foto: Weber Reis
  • Autor do post:
  • Post publicado:2 de julho de 2021

Iniciada nesta sexta-feira (2), a campanha de vacinação em massa da população adulta nas cidades de fronteira em MS contra covid-19.

Em Corumbá, a abertura foi marcada pela presença do Secretário Estadual de Saúde que nesta manhã, visitou os principais pontos de imunização montados no quarto maior município do Estado.

Somente em Corumbá, a expectativa é de que sejam imunizadas mais de 49 mil pessoas a partir dos 18 anos de idade.

Uma grande estrutura com seis pontos de imunização entre postos fixos e drives foram disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Veja quais serão os locais de vacinação:

Pontos fixos e Drive

  • Poliesportivo da Porto Carreiro, até 24h todos os dias
  • Praça CEU, no Bairro Jardim dos Estados – até 18h todos os dias

Somente Drive – até 18h todos os dias

  • Estádio Arthur Marinho, R. Delamare, no Bairro Dom Bosco

Somente Pontos fixos – até 18h todos os dias

  • Escola Clio Proença, R. Ciríaco de Tolêdo, 4375, Nova Corumbá
  • Escola Fernando de Barros, R: Fernando de Barros, Centro América
  • Escola Prof. Djalma Sampaio Brasil, R. Monte Castelo, 1738 – Aeroporto

Estudo de vacinação em massa nos 13 municípios de fronteira

O Ministério da Saúde enviou para Mato Grosso do Sul 165.500 doses da vacina da Janssen para um estudo que irá realizar a imunização em massa de 13 municípios que fazem fronteira com outros países em Mato Grosso do Sul.

O estudo também foi aprovado pelos 79 secretários municipais de Saúde durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) desta quarta-feira (30.6).

O estudo está sendo capitaneado pelo infectologista Júlio Crodda através do grupo VEBRA COVID-19, que tem o apoio da Opas e é composto por diversas instituição, como Fiocruz, UFMS, Stanford university, Yale university, Instituto de Salude Global de Barcelona, Universidade da Florida, entre outras.

O coordenador da pesquisa, Julio Crodda, ressaltou que essas 165.500 doses serão utilizadas para um estudo de extrema importância apoiado pelo Ministério da Saúde e que essas doses não estavam previstas na distribuição regular da vacina. “Elas virão exclusivamente porque existe uma pesquisa apoiada pelo Ministério da Saúde. Ou seja, são doses adicionais de vacina, principalmente para gerar evidência científica para o Brasil e para o mundo da efetividade da vacina da Janssen para a nova variante Gamma (P1)”, enfatizou.

É necessário que toda a população acima de 18 dessas cidades sejam vacinadas para avaliar o impacto e efetividade da vacina. O número de doses e as cidades escolhidas seguiram critérios técnicos.

Os municípios que vão fazer parte do estudo de vacinação em massa são Mundo Novo, Japorã, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Porã, Antônio João, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho, Corumbá e Ladário.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular