Teatro Widia apresenta espetáculo online inspirado em obra de Manoel de Barros

Você está visualizando atualmente Teatro Widia apresenta espetáculo online inspirado em obra de Manoel de Barros
  • Autor do post:
  • Post publicado:20 de abril de 2021

Experimento cênico criado em 2015 pelo Teatro Widia a partir de pesquisa sobre a obra Memórias Inventadas – As Infâncias de Manoel de Barros, o espetáculo “MEU QUINTAL É MAIOR DO QUE O MUNDO – ON LINE” está em cartaz com versão inédita em 2021. Recriada por meio do audiovisual ao mesclar a participação dos atores com ilustrações, a montagem está em cartaz no canal da companhia no YouTube (@widiacultural).

As últimas sessões acontecem nos dias 24/4 (sábado) e 25/4 (domingo), às 16h (horário local – MS). A montagem conta com direção e adaptação do corumbaense Platão Capurro Filho e traz em seu elenco Fabíola Moraes, Val Nascimento, André Nunes e Daniel Meirelis. A produção da versão online é de Rodrigo Montaldi.

Após ter sua agenda em 2020 cancelada em virtude da pandemia da Covid-19, MEU QUINTAL É MAIOR DO QUE O MUNDO – ON LINE retorna por meio da Lei Aldir Blanc, contemplada pelo Proac Lab Expresso do Estado de São Paulo.

Por conta das restrições impostas pela crise de saúde pública, cada integrante do projeto  viu-se diante de um novo desafio: elenco, produção e direção mantiveram-se em suas residências, construindo um novo espetáculo por meio de ensaios remotos, adaptando-se não só ao novo formato, como às ferramentas que os aplicativos oferecem para a comunicação online.

Alguns trechos da versão original foram substituídos por outros que dão mais dinâmica à apresentação em ambiente digital e compensam a impossibilidade da interação presencial que sempre marcou o projeto, que até então tinha as ruas como palco. Para a empreitada, o grupo contou com ilustrações do artista Rodiney Assunção.

A utilização da câmera e do celular como mais uma ferramenta torna a narração e a interpretação adequadas à linguagem audiovisual. Ao mesmo tempo, o uso do espaço e mobiliário que cada integrante possui em sua respectiva casa formaram uma nova roupagem e impuseram nova movimentação.

“Mesmo online, conseguimos propor algumas interações com as crianças. Elas poderão fazer imitações, construir objetos ou escrever poesias no chat de bate-papo da apresentação. Também inserimos cenas em desenho animado para justificar o retorno das crianças às casas por conta da pandemia. Ao final, essa técnica retorna e é seguido de um pequeno histórico da trajetória do espetáculo, lembrando cenas marcantes como a ciranda pantaneira”, comenta o diretor Platão Capurro Filho.

Com 18 anos de pesquisa em linguagens teatrais com foco na infância e juventude, o Teatro Widia debruçou-se diante da música, dos instrumentos regionais pantaneiros, das expressões linguísticas nativas e das brincadeiras de quintal para este projeto.

Em cena, cada brincadeira proposta é uma poesia. “Partimos das brincadeiras de infância, da memória em movimento e seus simulacros para construir o espetáculo. É o encontro do fato relatado e do imaginário que o reproduz, utilizando pernas de latas, bilboquê e carrinhos de lata, bolas de meia, caixote de madeira, lençóis, dobraduras de papel, cordas, entre outros brinquedos, para envolver o público”, antecipa o grupo ao apresentar sua criação.

A escolha por Manoel de Barros, também tem significado especial, pois, na concepção dos criadores do espetáculo, sua visão de como a criança compreende o mundo enquanto está brincando é capaz de reinventar tempos e elementos paralelos ao longo da vida cotidiana, hoje tão desumanizada e em vias de ser repensada.

Sinopse:

Dentro de casa o quintal continua maior que o mundo, crianças, jovens e adultos se encontram virtualmente para brincar, fazer poesia e teatro. Onde o olho vê, a lembrança revê e a imaginação transvê o pantanal criado pelo poeta Manoel de Barros. Classificação Etária: Livre.

Histórico

Entre os anos de 2015 e 2019, o espetáculo MEU QUINTAL É MAIOR DO QUE O MUNDO foi encenado em mais de 17 cidades do estado de São Paulo por meio do Proac Circulação, percorrendo ainda unidades do Sesc, mostras e programas de artes cênicas (entre eles o Circuito Municipal de Cultura), atingindo mais de 60 apresentações.

teatro2
Espetáculo já foi encenado em mais de 17 cidades e com a pandemia, ganhou seu formato digital

Ficha Técnica

  • Autor: Manoel de Barros | Direção e adaptação: Platão Capurro Filho
  • Elenco: Fabíola Moraes, Val Nascimento, André Nunes e Daniel Meirelis.
  • Produção da versão online: Rodrigo Montaldi
  • Fotografias e vídeos da versão original: Rodrigo Montaldi
  • Designer gráfico, ilustrador, Motion Designer e editor de vídeo: Rodiney da Assunção
  • Vídeo da música “Meu Quintal é maior do que o Mundo”: André Nunes
  • Vídeo da  música “Siriri da Morena”: Daniel Meirelis.
  • Participação especial: Diego Alencikas e Ernani Sequinel
  • Músicas: “Meu Quintal é maior do que o Mundo”: Diego Alencikas
  • “Siriri da Morena e Marrequinha da Lagoa: Domínio Público
  • “Ciranda Pantaneira”: Grupo Acaba

Realização: Governo Federal, Ministério da Cidadania, Secretaria Especial de Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Proac Lab Expresso Lei Aldir Blanc. Plataforma de transmissão: Youtube @widiacultural

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular