A imagem em que uma enfermeira empurra a maca com um paciente vítima da Covid-19 por cerca de dois quilômetros em meio a uma estrada de terra no Pará, tem causando a comoção e aumentado a admiração pelos profissionais de Saúde que atuam desde o início da pandemia, na linha de frente ao combate do Coronavírus.
O vídeo foi gravado em meio a um congestionamento na BR-230 no Estado do Pará. As imagens viralizaram nas redes sociais desde esta sexta-feira (12), as imagens mostram o profissional de saúde, tentando seguir com o paciente sobre a maca no meio da rodovia, sem pavimentação e sem acostamento entre uma fila de caminhões parados na via.
De acordo com a prefeitura, pelo menos 5mil carretas estariam estacionadas ao longo da via enquanto aguardam o acesso à Estação de Transbordo de Carga (ETC) do Tapajós, principal rota para o escoamento de commodities agrícolas na região. A situação já dura três dias.
O município afirmou também que o paciente teria saído de Rurópolis para o Hospital Regional do Tapajós em Itaituba. Ao se depararem com o imenso congestionamento, os enfermeiros decidiram seguir parte do trajeto a pé. Ainda segundo a nota do município, algum tempo depois a ambulância conseguiu seguir viagem.
A Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) diz que o paciente foi admitido em um hospital da região às 8h30 de sexta-feira (12). “A Sespa informa, ainda, que o paciente está sendo tratado para covid-19, internado em leito clínico e que seu estado de saúde é estável”, disse.
Salve vidas como uma enfermeira! Sem negociação para que a ambulância passasse, uma enfermeira empurrou, por cerca de 2km, uma paciente com COVID-19, para superar o congestionamento da rodovia Transamazônica. Os profissionais de saúde merecem todo nosso respeito e solidariedade! pic.twitter.com/0fykOedPQQ
— Fernanda Melchionna (@fernandapsol) February 13, 2021