Estado registra mais 2,4 mil novos casos de covid-19 em 24 horas e 4 óbitos

Você está visualizando atualmente Estado registra mais 2,4 mil novos casos de covid-19 em 24 horas e 4 óbitos
Covid-19. Coronavirus Outbreak Design with Virus Cell in Microscopic View on Blue Background. Vector Illustration Template on Dangerous SARS Epidemic Theme for Promotional Banner or Flyer

Boletim epidemiológico publicado nesta quinta-feira (13) pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) traz 2.482 pacientes infectados com coronavírus, em 24 horas, além de quatro mortes pela doença.

Os óbitos foram de quatro homens, de 63 a 80 anos, que moravam em Bandeirantes, Pedro Gomes e Campo Grande (2). Desde o início da pandemia, mais de 389,8 mil sul-mato-grossenses tiveram covid-19, dos quais 9.750 morreram.

Com isso, a média dos últimos sete dia está ajustada em aproximadamente 1,1 mil casos diários – o maior índice desde junho de 2021.

A estimativa diária de óbitos tem sido de quase duas vítimas ao dia. Vale lembrar que este número é abaixo do verificado nos piores momentos do período pandêmico, especialmente em abril e junho do ano passado, quando cerca de 50 sul-mato-grossenses morriam por dia.

A principal hipótese para o aumento de casos, mas não o de mortes, é o avanço da vacinação – hoje, segundo a SES, cerca de 95% dos pacientes internados não tomaram as doses da vacina e, por isso, a pasta reforça que seja necessário buscar os imunizantes no prazo adequado.

A variante Ômicron é vista como a possível causadora de aumento de infecções, nas últimas semanas, já que ela é mais infecciosa que as demais – ou seja, é mais fácil de contraí-la e passar para outras pessoas, além de conseguir infectar quem já teve a doença.

Influenza

Outro fator a se levar em conta é aumento de pacientes com sintomas gripais, em geral, lotando a rede básica de saúde, já que o vírus influenza H3N2 também possui nova variante, a Darwin, que tem afetado mais indivíduos, mesmo os vacinados.

Vale lembrar que nenhuma das duas teve confirmação oficial em território estadual, mas o sequenciamento genético leva dias para ficar pronto e pode haver subnotificação de casos.

Em relação a gripe, 11 novas hospitalizações foram registradas, além de uma nova morte. Trata-se de um homem, de Corumbá, que morreu na terça-feira (11), aos 50 anos.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular