Semana termina com 430 novos comissionados nomeados na prefeitura de Corumbá

  • Autor do post:
  • Post publicado:8 de janeiro de 2021

Corumbá (MS)- O prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, encerrou a primeira semana de trabalho a frente de seu segundo mandato, com a nomeação de 430 servidores em cargos comissionados, custeados com recursos públicos pela Prefeitura.

Nesta sexta-feira (8), foram mais 85 nomes publicados no Diário Oficial do Município que passam a integrar o quadro de servidores municipais. Somados aos 345 nomeados ao longo da semana, já são 430 servidores.

Ao todo, são 135 servidores a mais do que o quantitativo que comissionados que encerrou o ano de 2020 no poder executivo.

No início de dezembro, Marcelo Iunes exonerou 300 servidores, com a alegação de que as demissões faziam parte de um novo modelo administrativo que seria implementado a partir de 2021 na prefeitura municipal.

O município não informa o custo que as nomeações trarão ao bolso do já sobrecarregado contribuinte corumbaense.

Em 2020, a imensa quantidade de comissionados nomeados por Iunes foi parar na justiça que chegou a ordenar a exoneração e a extinção de cargos criados em plena pandemia para enquadrar servidores em cargos de comissão.

Máquina de emprego

Desde que assumiu o comando da prefeitura de Corumbá em novembro de 2017, o atual prefeito Marcelo Iunes, vem recebendo críticas quanto ao número excessivo de nomeações em cargos de comissão.

O entusiasmo em empregar comissionados chamou a atenção do Ministério Público Estadual que abriu inquérito civil, para apurar supostas irregularidades na nomeação de pessoas que ocupam cargos comissionados na prefeitura de Corumbá, que estariam exercendo atribuições de chefia, direção e assessoramento, em desconformidade com o que estabelece a Constituição Federal.

A verdadeira máquina de empregos que se instalou na prefeitura rendeu ao chefe do executivo o recorde de nomeações registradas na história da cidade com 613 comissionados em abril de 2020. O custo para população somente com os nomeados de Iunes, chegou a superar a casa dos R$ 3 milhões de reais, em meio a uma crise e instabilidade financeira que se instalou sobre estados e municípios em todo Brasil.

3 MI
evolucao comissionados