Em dois dias prefeito nomeia mais de 150 servidores comissionados em Corumbá

ponto facultativo
  • Autor do post:
  • Post publicado:6 de janeiro de 2021

Corumbá (MS)- As duas primeiras edições do Diário Oficial do Município de Corumbá, trouxe em suas publicações os atos de nomeações de 154 servidores públicos municipais que deverão atuar em cargos de confiança e comissão na atual gestão municipal em 2021.

O ato contrasta com o discurso emplacado pelo prefeito reeleito Marcelo Iunes, que no final do mandato passado, teria dispensado 300 servidores com a justificativa de que as dispensas fariam parte do que chamou de um “novo modelo administrativo”.

Na segunda-feira (4), além das 27 nomeações do chamado “Primeiro Escalão” composto por indicações de secretariado e diretores-presidentes de fundações, foram publicadas as nomeações de 53 servidores que irão atuar em cargos comissionados.

Já nesta terça-feira (5), outras 74 nomeações de servidores comissionados que deverão atuar nas diversas secretarias e fundações foram publicadas, somando, apenas nos dois primeiros dias úteis do novo mandato, 154 cargos comissionados preenchidos pelo chefe do executivo corumbaense.

Nomeações dia 04.01
Nomeações dia 05.01

Parentes foram mantidos

Além da grande quantidade de servidores comissionados, o atual prefeito Marcelo Iunes decidiu por manter parentes nomeados em cargos de confiança na administração.

Até o momento, foram mantidos o nome da esposa e primeira-dama Amanda Cristiane Balancieri Iunes a frente da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e do Irmão, Eduardo Aguilar Iunes responsável pela Secretaria Municipal de Governo.

Eduardo foi alvo de uma ação da justiça que determinou seu afastamento do cargo de Diretor da Junta Interventora que administrava a Santa Casa de Corumbá, após o Ministério Público Estadual ingressar com ação de improbidade administrativa do prefeito Marcelo Iunes, por manter, de forma reiterada, parentes exercendo cargos comissionados na administração municipal.

Somente durante o período que permaneceu à frente da instituição, a Santa Casa de Corumbá recebeu repasses superiores a R$ 11 milhões de reais em recursos federais que foram destinados ao combate da Covid-19. A ação segue em trâmite na justiça.

pF casa iunes
Polícia Federal faz ação na casa do prefeito

Já a primeira-dama, também teve o nome envolvido em uma ação da Polícia Federal que investiga irregularidades nos contratos mantidos pela prefeitura com o laboratório de análises clínicas da família de Iunes. De acordo com as informações apuradas na época, a casa do prefeito foi alvo da operação em busca de documentos, já que a Amanda aparecia, até pouco antes de ser nomeada na prefeitura, como uma das sócias proprietárias da empresa.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular